Presidente da FUNCAP faz palestra na UVA sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento social

16 de outubro de 2014 - 9:09 AM

Presidente da FUNCAP faz palestra na UVA sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento social

Palestra do professor Francisco Carvalho ocorreu no Auditório Central. Foto – Jonathan Barbosa


Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social foi o tema da palestra do professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, realizada na noite de quarta-feira, 15, a partir das 19h30min, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus Betânia, em Sobral. Ele é Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, que destacou o evento como mais uma etapa da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e do Outubro UVA 2014.  Falou também sobre o engajamento da UVA e de outras Instituições, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), bem como professores, pesquisadores, técnicos e estudantes nas diversas atividades.

No evento esteve presente a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), professora Ana Paula Sampaio Volpe. Em seu pronunciamento, ela disse que a 11ª edição da SNCT mobiliza a população em torno de temas e ações voltadas para a popularização da ciência e tecnologia, destacando a importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, além de incentivar a atitude científica e a inovação.

Conferência

O Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, fez a apresentação do professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, engenheiro civil, professor da UVA com doutorado em Engenharia pela Universidade Politécnica de Madri, Presidente da FUNCAP e Coordenador de Ciência e Tecnologia da SECITECE.

Em sua conferência, o professor Francisco Carvalho destacou que a educação, ciência e tecnologia são ferramentas decisivas para um projeto de inclusão social e econômica, através da transferência do conhecimento. Para ele, trabalhos nas áreas de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, inclusão digital, tecnologia social, arranjos produtivos locais no meio rural e urbano, dentre outras áreas, podem ser explorados como instrumentos de inovação e desenvolvimento social.

Mesa

A mesa dos trabalhos teve na composição o Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho; a Vice-Reitora, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque; o palestrante, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho; a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, professora Ana Paula Sampaio Volpe; o Diretor do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Vicente de Paulo Teixeira Pinto e o representante da STDE, professor Gergilei Cavalcante.

16/10/2014
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)