INTERNACIONALIZAÇÃO: UVA e Universidade de Évora firmam Acordo de Cooperação

20 de abril de 2023 - 9:26 AM # # # # #

Acordo possibilitará intercâmbios de alunos de graduação e pós-graduação da UVA e da Universidade de Évora.

Na última terça-feira, 18 de abril, a Reitora da UVA, Professora Izabelle Mont’Alverne assinou um Acordo de Cooperação com a Universidade de Évora – UE (Portugal), que estava representada pela Profa. Dra Marizia Clara Menezes Dias Pereira.

O acordo visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições, por meio do desenvolvimento de projetos de investigação em nível nacional e internacional e demais projetos colaborativos no âmbito da graduação e pós-graduação.

Para assegurar e manter a interlocução e coordenação direta das informações entre os envolvidos nos programas em curso, as duas instituições  contam com dinamizadores, que no caso da UVA, é o professor Dr. Petronio Emanuel Timbó Braga, que atualmente é docente do curso de Graduação em Ciências Biológicas. Já no caso da Universidade de Évora, a dinamizadora é a professora Dra. Marizia Pereira, que é docente auxiliar do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da UE.

Segundo o professor Petronio Timbó, por meio do acordo, as universidades darão prosseguimento à realização de trabalhos de campo sobre o Bioma da Caatinga que envolvem alunos de graduação do curso de Biologia. Ademais, se espera oportunizar publicações de trabalhos em revistas especializadas, artigos e capítulos de livros, bem como a participação em co-editoria, organização de webinários, dentre outros.

Professora Marizia Pereira e o professor Petronio Timbó são os dinamizadores do Acordo firmado entre a Universidade de Évora e UVA.

Na ocasião da assinatura, também estavam presentes: Professor Francisco Carvalho – Vice-Reitor da UVA; Professor Marcos Aguiar – Chefe de Gabinete; Professor Glaudenir Brasil Maia – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Professor José Edmar Lima Filho – Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação; Professora Raquel Fontenelle – Docente do curso de Ciências Biológicas; Professor Elnatan Bezerra – Docente do curso de Ciências Biológicas; Professor Petronio Emanuel Timbó Braga – Docente do curso de Ciências Biológicas e Conselheiro Estadual de Educação; Professora Candice Helen – Coordenadora de Internacionalização da UVA.

MOBILIDADE ACADÊMICA

Em dezembro de 2022, a professora Candice Helen foi nomeada pela reitoria como Coordenadora de Internacionalização da Universidade, desde então a docente vêm realizando ações da primeira fase da coordenação, tais como: a criação do Núcleo de Traduções e Revisões da UVA, oferta de cursos de Inglês acadêmico pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras (NUCLE) e criação de um curso para os discentes das pós-graduações.

Além disso, a coordenadoria também iniciou o processo de levantamento de dados acerca de ações de internacionalização das pós-graduações de todos os termos de cooperação vigentes.

A internacionalização é um processo fundamental para a expansão do conhecimento, troca de experiências, publicações internacionais com os parceiros. Ela irá elevar a qualidade da UVA e a nota na avaliação da universidade“, afirma a coordenadora de Internacionalização da UVA, professora Candice Helen.

Para a coordenadora, essas ações viabilizarão a mobilidade acadêmica, visto que também foi iniciada a tradução de todos os históricos dos cursos de graduação para a língua inglesa.

LEIA TAMBÉM // Universidade Vale do Acaraú firma Acordo de Cooperação com Universidade de Lisboa

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)