Professor da UVA participa da elaboração do jogo educativo Siará – histórias de luta

20 de novembro de 2023 - 10:38 AM


O professor Marcos Paulo Campos, do colegiado do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), participou da equipe de elaboração do jogo educativo Siará – histórias de luta, liderada pela jornalista Luizete Vicente, cujo objetivo é unir o brincar e o aprender sobre as histórias das populações afro-brasileiras e indígenas cearenses. O jogo nasceu do projeto “Recontando histórias dos povos silenciados” e foi aprovado na categoria Pesquisa e Formação do II Edital Cultura Infância 2022, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Com 20 cartas ao total, o jogo complementa as figuras ilustradas com os símbolos que as representam. Dez cartas foram ilustradas exclusivamente com lideranças negras e indígenas, sendo cinco mulheres e cinco homens. As escolas públicas da rede estadual receberão o jogo dentro de um ciclo de palestras com o objetivo de oferecer ferramentas pedagógicas para o trabalho com crianças e adolescentes sobre figuras históricas negras e indígenas do Ceará. Uma plataforma on-line vai auxiliar a experiência do jogo com metodologias exclusivas, cartilhas e outros elementos de jogabilidade.

O professor Marcos Paulo Campos, responsável pela revisão geral do conteúdo do jogo, relata que a ideia do jogo surgiu da consciência sobre os efeitos da discriminação em relação à população negra e indígena em nosso estado e a ausência de referências na etapa escolar sobre a história desses grupos populacionais.

“O projeto demandou diversas reuniões com lideranças indígenas e negras e representantes de movimentos sociais, além de pesquisas e levantamentos de dados para a escolha das personalidades componentes. O jogo Siará – histórias de luta vai contribuir para a superação de uma lacuna de conhecimento, para a promoção do respeito e o combate ao racismo e para a efetivação da Lei 10.639/03”, destaca o docente.