Projeto Visualidades: Curso de Qualificação Profissional em Audiovisual tem aula inaugural

30 de junho de 2024 - 8:56 PM

Na tarde de quinta-feira, 27 de junho, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional em Audiovisual ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC).

O Visualidades é um programa institucional de extensão da UVA, coordenado pelo Laboratório das Memorias e das Práticas Cotidianas – LABOME, e completa neste ano, 15 anos. Contempla vários projetos entre formações e eventos que promovem a integração entre artes visuais e pesquisa acadêmica. O Curso de Qualificação Profissional em Audiovisual, agora ofertado em parceria com o CENTEC é uma das atividades propostas pelo programa Visualidades.

O evento anual de caráter nacional que integra o programa Visualidades, está na sua décima terceira versão e envolve a circulação de trabalhos recebidos de todo país e do exterior, em escolas públicas, ONGs, equipamentos de assistência sociais em cerca de 13 municípios próximos a Sobral. Os trabalhos produzidos no curso irão compor o acervo a ser divulgado no evento que também pode acontecer em outros estados do país.

Como abertura, foi apresentado um curta sobre o avanço cultural da região Acaraú, onde pesquisadores e artesãos falaram um pouco sobre suas trajetórias em Jijoca de Jericoacoara.

O evento contou com a presença da Professora Izabelle Mont’Alverne, Reitora da UVA; Professora Suyanne Gisele, Pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação – DETI, representando o Presidente do Instituto CENTEC; Professora Telma Bessa, Coordenadora do curso de Qualificação de Áudio Visual; Professor Nilson Almino de Freitas, Coordenador do curso de Qualificação de Áudio Visual e Professor Raimundo Nonato, Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura (PROEX).

Além destes, alguns professores que compõem o corpo docente do CENTEC também participaram da aula inaugural, bem como alunos do curso. A aula inaugural foi marcada pela palestra de Augusto César dos Santos, diretor, roteirista e gestor cultural.