FINEP Day: UVA sedia evento pela primeira vez na Região Norte

18 de julho de 2024 - 7:50 PM

A segunda edição do Finep Day no Ceará, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 17 de julho, no Auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA em Sobral. O evento é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), SEBRAE, FIEC, SESI, SENAI e IEL. A Finep é uma empresa pública federal, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Para isso, a financiadora atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Objetivando trazer uma proposta de inovação e oportunidade de financiamento para empresas de qualquer porte, foi apresentado informações para investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, criados pelo FINEP mais Inovação.
Entre acadêmicos, empreendedores, empresários, pesquisadores e industriais, participaram: a Reitora da UVA, Professora Izabelle Mont’Alverne; o Vice-reitor, Professor Francisco Carvalho; Dr. David Duarte, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Sobral; Ossir Ferreira, Gerente do Departamento Regional Nordeste da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP); Fernando Antônio, Superintendente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Tarcísio Bastos, gerente de Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI. Durante o evento, a analista de Fomento da Finep, Rafaelly Fortunato, apresentou os programas de investimento, linhas de financiamento e editais abertos pela instituição.
Na oportunidade, foram apresentadas ações implementadoras de cunho industrial e empresarial, bem como foram apresentadas as universidades e faculdades de Sobral. Representando a Universidade Estadual Vale do Acaraú, esteve apresentando as ações acadêmicas e os campi, a Pró-Reitora de Graduação, Jônia Tírcia.