Docentes e Discentes da UVA farão intercâmbio

19 de julho de 2024 - 7:28 PM

A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA através da Coordenadoria de Internacionalização e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), realizou um Processo Seletivo para o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA) para docentes e discentes do centro acadêmico.
O Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA) tem sua origem nos programas de intercâmbio de estudantes bilaterais que existiam entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES) do México, a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) da Colômbia e o Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina, que decidiram formar uma aliança estratégica através deste programa.
O PILA foi lançado a partir do segundo semestre de 2018, quando a primeira mobilidade foi realizada no âmbito do Programa. O objetivo é promover o intercâmbio de estudantes de grau/grau e de pós-graduação, bem como de acadêmicos, investigadores e gestores das universidades e instituições de ensino superior participantes, a fim de enriquecer a sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação. Atualmente é um consórcio de 9 países da América Latina e do Caribe e 324 instituições educativas.
Os docentes aprovados foram: Marcos Fábio Nicolau, coordenador e professor do Mestrado em Filosofia e Bianca de Freitas Terra, professora do curso de Graduação em Biologia.
Já os discentes da graduação, foram: Ana Carine Ferreira Frota, do curso de Ciências Sociais; Mauro Moura Brito Filho, curso de Enfermagem; Francisco Elísio Mota de Oliveira Filho, curso de Zootecnia; Welida de Araújo Brito, curso de Direito e Francisco Luan do Nascimento Sousa, curso de Letras (Língua Inglesa). E o discente da Pós-Graduação em Geografia, Daniel Carneiro Mendes.
Para o pró-reitor, Professor Glaudenir Brasil Maia, o intercâmbio é uma nova oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos. Na Universidade, o PILA é coordenado pela Professora Candice Hellen Glenday.
Os selecionados desembarcarão nos próximos dias, e serão divididos em universidades da Colômbia e México.