Professor da UVA lança livro sobre economia solidária em Paris-França

22 de julho de 2024 - 1:24 PM

O professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Joannes Paulus Silva Forte, lotado no Centro de Ciências Humanas e vinculado ao curso de Ciências Sociais e ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), acaba de lançar, no dia 27 de junho, em Paris-França, o livro intitulado: “A economia solidária diante da grande crise pandêmica”.

Publicado em coedição pela editora Diálogo Freiriano e pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES). O convite para a apresentação do livro partiu do Prof. Dr. Jean-Louis Laville (CNAM), pesquisador francês que figura entre os mais importantes no campo de estudos da economia solidária.

Organizado pelo Prof. Dr. Joannes Paulus Silva Forte, pela Prof.ª Dr.ª Luciana Ferreira da Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pela Prof.ª Dr.ª Marilene Zazula Beatriz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), o livro é resultado do 3º Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (CONPES), realizado em 2021, e trata da economia solidária diante da pandemia de COVID-19, com trabalhos de pesquisadores de várias áreas do conhecimento científico, a exemplo das ciências humanas e sociais, ciências da saúde e engenharias, e de integrantes de ações de economia solidária, abrangendo relatos e análises sobre inclusão, tecnologias e lutas sociais por políticas públicas.

A obra conta com uma introdução e mais 16 capítulos, em português e espanhol, oriundos de pesquisas e reflexões de autores do Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal, dentre os quais estão importantes referências nos estudos sobre trabalho associado, autogestão e economia solidária.

Segundo Joannes Forte, que atualmente é vice-presidente da ABPES e é professor convidado e pesquisador de pós-doutorado no Laboratório Interdisciplinar de Sociologia Econômica (Laboratoire interdisciplinaire pour la sociologie économique – Lise), vinculado ao CNAM/HESAM e ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre national de la recherche scientifique – CNRS), em Paris-França: “Por diferentes prismas, esta obra coletiva tem o objetivo de proporcionar ao leitor (a) e pesquisador (a) subsídios importantes acerca da economia solidária, não apenas no contexto da crise pandêmica (entendida em suas múltiplas dimensões), disponibilizando um rico e variado material com abordagens epistemológicas, teórico-metodológicas e conceituais, contidas nas análises de cenários nacionais e internacionais que agora estão disponíveis nesta publicação”.

No Brasil, o primeiro lançamento ocorrerá na Universidade de São Paulo (USP) – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, durante o 4º CONPES, em 28 de agosto de 2024.

O livro está disponível no formato impresso e digital, e poderá ser acessado gratuitamente no site da ABPES: https://abpes.org/ebookconpes/