UVA realiza II Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e IV Setembro Surdo

4 de setembro de 2024 - 3:51 PM

De 4 a 6 de setembro a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA estará realizando o II Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e IV Setembro Surdo, no Auditório Central em Sobral.

A UVA realiza a cada ano um evento com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. O mês de setembro é dedicado a visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Sendo no dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência, e, o dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo.

O evento é organizado pelas professoras: Liliane Vieira, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e Maria Alice Amancio, da CREDE 06, tendo como apoio o Grupo de Estudo sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Alunos Surdos – GEPPES, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI UVA e o Centro de Formação Dom Fernando Saburido – CEFAS.

A abertura aconteceu na manhã deste dia 4 de setembro, quarta-feira, e contou com a presença da Reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne; da Pró-Reitora de Graduação, Jônia Tircia; Juliana Ramos, superintendente escolar da CREDE 06; professora Liliane Vieira, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Política da Educação Superior – GEPPES e da Diretora do Núcleo de Atendimento Integrado – NAI, professora Cristina Nunes.

A professora Liliane Vieira acolheu os participantes e enfatizou a importância de a universidade acolher este evento para trabalhar a inclusão na sociedade. Para a professora Cristina Nunes, o trabalho do NAI é expandir e implementar para todas as comunidades acadêmicas e trazer a inclusão e percepção à acessibilidade, fazendo com que o aluno ingresse no mundo acadêmico com esse apoio diante das adversidades que o aluno vai enfrentar no mercado de trabalho, e disse: “O nosso papel é preparar o aluno para esse universo”, findou.

No que se refere aos desafios na sociedade vividos por aqueles que necessitam da inclusão, a professora Jônia falou sobre a importância da participação dos gestores e alunos nesses eventos formativos. “Nós temos muitos desafios, e o que nos torna capazes é quando ultrapassamos eles. Nós acreditamos nesse projeto! Essas pessoas já estão nas escolas, e a universidade abre as portas para todos eles. Recebemos hoje gestores e alunos, no entanto, precisamos aprender juntos porque essas pessoas estão na sociedade, e nós que estamos na educação precisamos estar à frente para assim acolhermos e estarmos preparados, seja na infraestrutura ou capacitação para nossa formação, sobretudo as necessidades que as pessoas tenham em geral”, disse.

“Eu sempre acredito muito nos eventos que trazem essas pautas importantes para a universidade. Às vezes é daqui que saem as ideias políticas para serem concretizadas. A educação inclusiva é uma causa de todos nós e temos que abraçá-la. Vamos sair daqui nos perguntando o que o poder público pode fazer mais ainda pela educação inclusiva”, disse a reitora da UVA que motivou ainda os presentes a fazerem uma carta para o poder público ressaltando as necessidades para a melhoria da educação inclusiva.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Dra. Francisca Sueli Farias, que ministrou uma formação sobre a Educação Inclusiva nos Cursos de Licenciatura.

Os presentes participarão de inúmeras palestras, oficinas e apresentações culturais. O encontro findará no dia 6 de setembro com uma Oficina sobre Arte Surda.