Alunos do curso de graduação e mestrado em Geografia realizam visita à sede do ICMBio, no Parque Nacional de Ubajara

18 de setembro de 2024 - 4:40 PM

Em mais uma aula de campo, os discentes do curso de graduação e mestrado acadêmico em Geografia realizaram, no último dia 12 de setembro, um trabalho prático no Parque Nacional de Ubajara e na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, localizado em Ubajara-CE.

O Parque Nacional de Ubajara apresenta características ímpares para pesquisas, por conter em espaço tão próximo, dois ecossistemas tão diferenciados – mata úmida e mata seca – vale dizer, um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a caatinga. Um terceiro ambiente constitui a passagem entre os dois primeiros, a transição entre as matas, úmida e seca, rico em biodiversidade por conter elementos dos outros dois.

Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A visita teve como intuito conhecer as instalações do Parque Nacional e compreender a importância do PARNA Ubajara na preservação de ecossistemas. Então, a partir da visita realizada na Gruta de Ubajara, foi possível verificar seu patrimônio espeleológico, a geodiversidade local, caracterização de diferentes sistemas ambientais encontrados no percurso realizado, além de pesquisas científicas desenvolvidas na Ibiapaba setentrional e turismo ecológico, a partir da trilha realizada e visitação aos diversos mirantes localizados no local, sobretudo, projetos de educação ambiental.

A atividade foi organizada pelo professor Dr. Jander Barbosa Monteiro, e contou com a colaboração de Gilson Luiz Souto Mota, chefe do Parque Nacional de Ubajara e Margareth Muniz, chefe da UC APA da Serra da Ibiapaba. Ambos foram responsáveis por recepcionar o grupo e apresentar a sede administrativa do ICMBio, além da contribuição de vários guias do PARNA de Ubajara que orientaram os alunos pelas trilhas e contribuíram com a visita guiada à gruta.

O momento colabora para a formação dos estudantes, além de permitir um melhor entendimento sobre a atuação do Geógrafo e fortalecimento de relações institucionais entre UVA e ICMBio.