Doutorado em Geografia é aprovado na UVA

20 de setembro de 2024 - 4:58 PM

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO/UVA teve seu curso de Doutorado aprovado pela CAPES na 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico – CTC da Educação Superior – ES, ocorrida no mês de agosto.

O PROPGEO/UVA teve seu início com a criação do curso de mestrado em Geografia, em 2011 e a abertura da primeira turma em 2012, quando foi realizada a sua primeira semana de integração. Ao longo de 12 anos, a consolidação do programa se deu por meio de um trabalho coletivo e comprometido de seus docentes, realizando de forma séria e determinada as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com importantes contribuições nos âmbitos da qualificação profissional e do conhecimento científico do Brasil setentrional.

A aprovação do Doutorado do PROPGEO/UVA foi constituída em uma grande conquista do curso de Geografia, haja vista que é o primeiro doutorado acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, do interior do Ceará, e um dos doutorados aprovados, na mesma reunião, fora de uma capital. Isso significa um ganho social e acadêmico imensurável para a universidade, tanto do ponto de vista que abrange sua atuação como polo educacional regional, quanto nacional, em seu processo de consolidação enquanto centro de produção científica com repercussão em todo o território brasileiro.

De acordo com a CAPES, o programa atualmente é a segunda maior produção acadêmica e científica do Ceará e da região Nordeste do país na área de Geografia, no qual se destacam importantes projetos de pesquisa e extensão e um processo de internacionalização em curso com a realização de parcerias com instituições latino-americanas e europeias, como: desdobramento de convênios, acordos de cooperação e acordos gerais com instituições estrangeiras.

Para a atual coordenadora do curso, professora Glauciana Alves Teles, a conquista do Doutorado é fruto de uma construção coletiva, representando a soma e interação de energias, sonhos, trajetórias de lutas e mentes brilhantes de docentes que iniciaram o curso numa caminhada com muitos desafios para construir uma pós-graduação no interior do Ceará, sem muitos recursos. Ao longo dessa história, outros professores também se uniram por acreditar nesse projeto ousado, compondo um verdadeiro processo orgânico de cooperação. “Uma gestão coletiva é construída e caminha em terrenos firmes, haja vista a complexidade que é a educação superior em nosso país, considerando suas horizontalidades e verticalidades sociopolíticas, econômicas e acadêmicas”, findou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antonio Glaudenir Brasil Maia, disse que a aprovação do doutorado acadêmico em Geografia é o reconhecimento do trabalho em andamento, com muitas digitais e com planejamento, que contribui para a ampliação da oferta da pós-graduação no âmbito do desenvolvimento institucional da UVA. “É o nosso primeiro curso de pós-graduação stricto sensu acadêmico em nível de doutorado e isso implicará na consolidação da UVA, como centro de formação de recursos humanos qualificado, com pesquisa e ensino de excelência, atendendo a uma demanda não apenas regional”, ressaltou.

Através dessa conquista coletiva, é possível somar as sucessivas gestões que assumiram a coordenação do curso e que, por um tempo, dedicaram-se a aprofundar ideias e valores a congregar o grupo em torno das metas acadêmicas e das exigências institucionais das agências deliberativas e de fomento da pós-graduação no país, buscando aprimorar, unir e conduzir, da melhor forma possível, professores e estudantes no processo de realização e consolidação dos objetivos do curso.

Resultados de outras propostas estão sendo aguardadas o resultado de avaliação da CAPES e também um movimento interno para novas propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu, com o intuito de ampliar a oferta de mestrados e doutorados na UVA.