Direito: Alunos do primeiro semestre visitam Memorial Clóvis Beviláqua em Viçosa do Ceará

30 de setembro de 2024 - 10:24 PM

Os alunos do primeiro semestre do curso de Direito da UVA participaram na tarde da última terça-feira, 24 de setembro, de uma visita ao Memorial Clóvis Beviláqua no município de Viçosa do Ceará.

A aula de campo faz parte da prática da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pelo Prof. Dr. José Luís Lira. Na ocasião, os alunos participaram do julgamento do clássico do Direito “O Caso dos Exploradores de Caverna”, como nota da terceira avaliação parcial.

Clóvis Beviláqua, é considerado o maior civilista brasileiro, natural desta cidade. Inaugurado em 29 de janeiro de 1999 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Memorial Clóvis Beviláqua expõe em seu recinto, documentos, pertences, livros, jornais e até cartas de amor do jurista para a esposa Amélia de Freitas Beviláqua, datadas de 1882 e 1883, quando ainda eram namorados.

Além das atividades, os discentes conheceram o acervo do Memorial e visitaram o monumento dedicado a Clóvis, onde desde 26 de julho deste ano em curso, repousam as cinzas do jurista e de sua esposa, Amélia.

Na época, a ação do translado das cinzas foi coordenada pelo professor Lira que presidiu a Comissão Pró-Traslado. O grupo no qual se incluía o presidente do Centro Acadêmico de Direito Manoel de Castro Carneiro Neto, Marcelo Igor, foi recebido no Memorial pela funcionária Adriana Passos e equipe local.

O Secretário de Cultura de Viçosa do Ceará, Gilton Barreto, acolheu e cumprimentou os alunos na Praça Clóvis Beviláqua. O mesmo também compôs a equipe que foi ao Rio de Janeiro para de lá transladar para o Ceará os restos mortais de Beviláqua e sua esposa para o Ceará.