Governador Elmano de Freitas anuncia terreno para construção do novo campus da UVA em São Benedito

3 de outubro de 2024 - 10:54 AM

No findar da tarde desta quarta-feira, 2 de outubro, o governador Elmano de Freitas, anunciou a aquisição do terreno para a construção do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no município de São Benedito/CE, durante solenidade de anúncio. Atualmente funcionando em um local temporário, a unidade de ensino superior que contempla a região da Serra da Ibiapaba será mantida em São Benedito, mas em breve em prédio próprio.

Ao todo, são 225 alunos matriculados no campus da UVA em São Benedito, distribuídos em três cursos: Administração, Pedagogia e Agronomia. O terreno onde será construído o novo campus está situado no bairro Pimenteiras, em São Benedito.

“Tenho muito orgulho de, como governador, dando continuidade ao trabalho de Camilo Santana, fortalecer e termos campi no Interior. Não queremos uma faculdade de qualquer jeito, queremos um espaço de qualidade para os nossos jovens. Vocês têm nesse campus os melhores professores para dar aulas aqui, após aprovação em um concurso bastante difícil. Onde a universidade chega, não vemos ela sair. Ela cresce e vai ajudar a pensar quais as outras áreas para o futuro e tornar a Serra da Ibiapaba cada vez mais desenvolvida”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Entre as autoridades, além do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas e da Reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, também esteve presente, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o Deputado Estadual, Alisson Aguiar; a Pró-Reitora de Graduação – PROGRAD, Jônia Tírcia Parente Jardim Albuquerque; Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Município de São Benedito, Aridson de Mesquita Aragão; Procurador-Geral do Município de São Benedito, Felipe Cavalcante Amaral; Coordenador da Sala Técnica de Engenharia da UVA, Ernani Cavalcante; Coordenadora do Curso de Administração ofertado no Campus Ibiapaba, Mariita Brito da Silveira; Coordenadora do Curso de Pedagogia ofertado no Campus Ibiapaba, Bruno Alves Reinaldo.

A Reitora da UVA, agradeceu o Governo do Ceará por todo apoio para o desenvolvimento do ensino superior no território cearense. “Essa estrutura se tornou pequena para nós. Atualmente temos 225 alunos e 33 professores. Nesse primeiro momento priorizamos investir em educação, indústria e comércio. Gostaria de agradecer o governador por ter abraçado essa causa da interiorização do ensino superior público de qualidade. Hoje é um sonho que se torna realidade e um marco histórico para nós. A expectativa é de que daqui há 10 anos a universidade se torne um grande polo universitário na Serra da Ibiapaba”, disse.

Com essa aquisição, a comunidade acadêmica presencia um momento histórico nos anais da UVA. O terreno ocupa uma área total de 25.199,21m². A obra está em fase de projeto, para posteriormente ter seu orçamento definido e seguir para licitação. Concluído o processo licitatório, acontecem a contratação e ordem de serviço para efetivo início das obras. A expectativa é de que o novo campus em planejamento tão logo inicie as obras.