Universidade Vale do Acaraú firma Acordo de Cooperação com Universidade de Lisboa

18 de abril de 2023 - 6:05 PM # # # # #

Universidade Estadual Vale do Acaraú assina acordos de cooperação com a Universidade de Lisboa.

Na última quinta-feira, 13, a Reitora da UVA, Professora Izabelle Mont’ Alverne e o docente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Professor Doutor Sérgio Claudino (na ocasião representando o Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Manuel dos Anjos Ferreira), assinaram o “Acordo Geral de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA” e o “Acordo de Cooperação entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e a UVA“.

Os acordos consistem na cooperação entre as duas instituições com a finalidade de promover, desenvolver e realizar conjuntamente parcerias no âmbito da pesquisa e extensão universitária, com o desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Salienta-se que o protagonismo do Programa de Pós-graduação em Geografia (PROPGEO) da UVA foi fundamental para a efetivação dos referidos acordos. Os documentos supracitados subsidiarão o desenvolvimento do projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica “, coordenado em Sobral pela docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia na UVA, Profa. Dra. Glauciana Teles.

De acordo com a Profa. Dra. Glauciana Teles, o Acordo de Cooperação com a Universidade de Lisboa permitirá o intercâmbio de professores estudantes do PROPGEO/UVA ao IGOT, de maneira a possibilitar o desenvolvimento de disciplinas, cursos, produção acadêmica e bibliográfica, eventos e pesquisas nos espaços institucionais da Universidade de Lisboa. O Acordo permitirá ainda, o acolhimento de estudantes e professores de Portugal que desejam realizar estudos e pesquisas em Sobral e no Ceará, no âmbito da pós-graduação, no PROPGEO/UVA e demais programas de pós-graduação da UVA.

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia, professora Dra. Glauciana Teles, protagonizou articulação entre UVA e Universidade de Lisboa.

O Acordo possibilitará o intercâmbio com a Universidade de Lisboa, de maneira, que somará os esforços da Reitoria com o movimento de internacionalização da UVA, fato que colabora com a ampliação das áreas de influência do conhecimento produzido na UVA, no âmbito da graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação.

Na ocasião, estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Reitoria, Professor Marcos Aguiar; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Professor Glaudenir Brasil; o Pró-Reitor Adjunto da PRPPG, Professor Edmar Lima; a Coordenadora do Mestrado em Geografia, Professora Glauciana Teles; a Coordenadora da Internacionalização, Professora Candice Helen; a Pró-Reitora de Extensão (PROEX), Professora Rebeca Sales; a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Kelvya Maria; a Coordenadora do curso de Geografia, Professora Sandra; o Acadêmico do curso de Geografia e bolsista Pablo Araújo; o Supervisor do PIBID, Professor Vicente Lucas; a Superintendente da CREDE 6, Dra. Adelly Cristina Mendes; a Coordenadora da escola participante do Projeto, Professora Jaqueline Morais.

INTERNACIONALIZAÇÃO

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Prof. Dr. Glaudenir Brasil Maia, estes acordos apontam um cenário de cooperação fundamental para transferência de conhecimento e para a investigação da realidade local.

Acordos firmados com a Universidade de Lisboa beneficiarão os programas de Pós-graduação da UVA.

“Conseguimos entender que não apenas produzimos conhecimento, mas produzimos vivências e experiências de mobilidade de professores e estudantes. Como também, nós podemos aprofundar e fortalecer cada vez mais a participação da UVA no cenário internacional. E a internacionalização é um tema muito fundamental para a consolidação da universidade e dos nossos programas de pós-graduação“, acredita o Pró-Reitor.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)