Religião, Multiculturalismo e Espaço público, é tema de VIII Colóquio de Filosofia da Religião da UVA

18 de setembro de 2024 - 4:53 PM

Teve início na noite desta terça-feira, 17 de setembro, o VIII Colóquio de Filosofia da Religião no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Esta é a III Edição Internacional e tem como tema: “Religião, Multiculturalismo e Espaço público”.

O Colóquio Filosofia da Religião é um evento técnico-científico, promovido pelo Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião – Gephir/CNPq, criado em 2011, com o objetivo de desenvolver atividades de investigação, formação de recursos humanos, eventos de divulgação e socialização de pesquisa na área de Filosofia da Religião. As várias edições do evento têm congregado pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais de ensino superior com relevante produção na área de Filosofia da Religião. Já foram realizadas sete edições do Colóquio, tratando de temas de extrema importância e atualidade na área de pesquisa em Filosofia da Religião.

O evento é realizado em parceria com o mestrado acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – MAF/UVA, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Programa de Apoio a Eventos (PAEP), e da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR).

Alunos, professores e convidados, participaram da abertura, bem como o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Glaudenir Brasil Maia. A programação iniciou com um momento cultural, e em seguida, houve duas conferências. O prof. Dr. Maximiliano Dacuy do Instituto Superior Goya na Argentina, ministrou a primeira conferência sobre “Religión y espacio público: el rol de la práxis en la conciencia política desde una perspectiva basada en la sensibilidad”. Dando continuidade, foi a vez do prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB | ABFR) falar sobre: “Religião e Democracia: em defesa de um papel crítico”.