Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais é aprovado na UVA

30 de setembro de 2024 - 11:21 PM

Foi aprovado na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, o Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais. A proposta foi construída em associação por 10 universidades públicas estaduais, que contempla as cinco regiões do Brasil. O curso foi aprovado no âmbito da área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica – Programa Educação Básica – PROEB, e tem como público alvo professores atuantes na educação básica.

O objetivo geral do curso é formar professores pesquisadores, a nível de mestrado, na área de Ciências e Humanidades para Educação Básica, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos, para atuação em uma educação crítica e emancipatória e na produção de conhecimentos, com ênfase nos Processos Inovadores, nas Culturas Digitais e nas Tecnologias Educacionais para a Educação Básica.

Neste sentido, para atender as demandas de formação de professores da Educação Básica, o programa está estruturado em duas áreas de concentração com duas linhas de pesquisa cada, são elas: Área de Concentração 01: Tecnologias Educacionais para a Educação básica; Linha 1: Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais; Linha 2: Formação de professores e tecnologias para a Educação Básica; Área de Concentração 2: Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica; Linha 3: Processos inovadores e metodologias ativas e Linha 4: Culturas digitais e multiletramentos.

Com a aprovação de mais um mestrado na UVA, não apenas ampliamos a nossa oferta de pós-graduação, mas possibilitamos a inserção de professores da Educação Básica em processos formativos que contribuem para a melhoria da educação em nossa região. “Esta é uma demanda social que devemos atender enquanto universidade pública, o que implicará na sala de aula das redes de ensino”, ressalta o Prof. Antonio Glaudenir Brasil Maia, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UVA e um dos articuladores da proposta.

Saiba mais: O curso contará com professores de diversos cursos: Matemática, Física, Química, Geografia, entre outros. Em breve serão divulgadas informações sobre processo seletivo e outros assuntos em relação a oferta do curso na universidade.