Projeto de Desenvolvimento Territorial é realizado na comunidade de Juá em Irauçuba/CE

14 de outubro de 2024 - 5:52 PM

A equipe integradora do projeto “Desenvolvimento territorial no campo e na periferia: Ações de Solidariedade contra a pobreza e a fome”, apoiado pela CAPES e, em parceria com o Projeto Nós Propomos, vem realizando ações na comunidade de Juá, em Irauçuba, buscando o envolvimento do saber científico e popular em prol da organização territorial pautados na realidade dos semiáridos e nas tecnologias sociais.

Os professores, Ernane Cortez, Aldiva Diniz e José Falcão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO/UVA, estão à frente dos trabalhos. E integram a equipe os pós-graduandos: João Bandeira, Bruna Carvalho e Pedro Eleotério; bem como os técnicos da Prefeitura de Irauçuba, Dennylson Camelo e Darlen Souza.

Para o professor Falcão, a visão geográfica em que se faz a interação da sociedade com a natureza, apoiando em técnicas de baixo custo é que vem sendo o diferencial no projeto. Tudo isso, convergindo em tecnologias de baixo custo e com participação efetiva da comunidade.

O diálogo com a comunidade foi realizado através das ações praticadas por alunos da pós-graduação em Geografia e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Irauçuba, visitas a campo in loco e em ambientes com as mesmas condições ambientais já ocorriam.

De acordo com o professor Ernane, foi direcionado atenção especial às práticas no manejo da água e do solo, as quais propiciam a conservação dos mesmos, além destes, se tornarem potenciais às práticas agrícolas.