Curso de Zootecnia promove I Workshop de Conservação de Ovinos Adaptados com foco em Sustentabilidade na Produção Animal
4 de dezembro de 2024 - 5:18 PM
Entre os dias 3 e 6 de dezembro, o curso de Zootecnia da UVA está realizando o I Workshop de Conservação de Ovinos localmente adaptados com ênfase sobre a Sustentabilidade na Produção Animal. O evento reúne docentes, discentes e profissionais da área na Sala de Videoconferência no campus Betânia.
O encontro é uma ação promovida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ovinos (GEPOV) do Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas – CCAB da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Conta ainda com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Regional (FUNCAP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia.
Em outubro deste ano, o curso de Zootecnia celebrou 30 anos, e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ovinos (GEPOV), comemora os seus 10 anos promovendo atividades na área de conservação de recurso genético animal com ênfase na produção de ovinos Morada Nova.
Portanto, a realização desse evento surgiu da necessidade de discutir a conservação e o uso de raças ovinas localmente adaptadas nos sistemas de produção animal, em função da sua importância socioeconômica, desde o nível das propriedades rurais até a economia local, regional e nacional, com o objetivo de fortalecer a produção de ovinos na região do semiárido do Nordeste.
A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora, professora Izabelle Mont’Alverne; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Antonio Glaudenir; Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, professora Marlene Feliciano; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, professora Cláudia Goulart; Coordenador interino e decano do curso, professor Fabiano Cavalcante e a Coordenadora do evento, professora Aline Vieira.
Nos próximos dias, os inscritos participarão de inúmeras palestras como a produção animal atual e o futuro esperado para o semiárido, conforto térmico e sustentabilidade na criação de ovinos no semiárido, entre outros. Essa iniciativa reflete o compromisso do Curso de Zootecnia da UVA com o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor agropecuário, contribuindo para o avanço técnico e científico da região Nordeste.