Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários – IEES/UVA assume representação titular no Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária (CEEPS)
31 de janeiro de 2025 - 9:23 AM
No dia 16 de janeiro, aconteceu a cerimônia de instalação e posse dos Conselheiros do Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária (CEEPS), na sede da Secretaria do Trabalho (SET) em Fortaleza.
O evento contou com a presença do Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, que presidiu a cerimônia juntamente com outros secretários do estado, representantes do poder público e da sociedade civil.
Em setembro de 2024, o governador Elmano de Freitas já havia sancionado a Lei nº 19.016 que instituiu a Política Estadual de Fomento da Economia Popular Solidária, com o objetivo de assegurar uma política integrada de economia solidária, com enfoque territorial, intersetorialidade e sustentabilidade.
Conforme define o artigo da referida lei, a Economia Popular Solidária compreende as atividades de organização da produção e da comercialização de bens e de serviços, da distribuição, do consumo e do crédito observando os princípios da autogestão, do comércio justo e solidário, da cooperação e da solidariedade, a gestão democrática e participativa, a distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente, o desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável, o respeito aos ecossistemas, a preservação do meio ambiente e a valorização do ser humano, do trabalho e da cultura.
Na referida sessão, o Prof. Luiz Antonio Araújo Gonçalves, do curso de Geografia, tomou posse como titular representando a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários – IEES/UVA dentre as entidades de apoio e fomento à Economia Solidária, tendo a suplência do Grupo de Extensão em Economia Solidária da UFC.
Em dezembro de 2024, a Coordenadoria de Economia Popular e Solidária da SET realizou uma sessão plenária para a escolha dos conselheiros entre os representantes das organizações da sociedade civil. Com a instalação do CEEPS, os conselheiros empossados têm a missão de organizar a Conferência Estadual da Economia Solidária que deverá ser realizada até março deste ano em curso.