Cursos    >    Cursos de Graduação    >    Curso de Filosofia    >   Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

 
Bacharelado
 
 
O perfil do profissional egresso do Curso de Bacharelado em Filosofia se caracteriza por uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva abrangendo os tópicos abaixo:
 
Servir-se do legado das tradições filosóficas para dialogar com as ciências e artes e refletir sobre a realidade social;
 
Sólida formação de história da filosofia, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas filosóficos, assim como para a análise crítica da realidade;
 
Desenvolvimento pleno do papel crítico do filósofo na relação na relação com seu objeto de estudo – o questionamento acerca da existência humana: seu modo de ser, suas condições de produção, sua relação com a realidade;
 
Incentivo à prática constante da análise dos valores que orientam o pensar e o agir humanos.
 
Capacidade de debate interdisciplinar, nas assessorias culturais etc.
 
 
Assessória sócio-política.
 
 
Produção de textos científicos (livros, artigos etc).
 
Participação em comissões científicas, de ética e bio-ética.
 
Reflexão transdisciplinar;
 
Desenvolvimento de projetos de cunho artístico, cultural e educacional.
 
 
Licenciatura
 
 
Compreender a dinâmica da realidade, utilizando – se das diversas áreas do conhecimento para elaborar processos investigativos que faciliten o aperfeiçoamento ou a produção de novas práticas filosóficas;
 
Apresentar capacidade crítico – reflexiva sobre sua pratica, articulando formação inicial à continuada;
 
Gerenciar seu próprio aprimoramento profissional;
 
Reconhecer o impacto das novas filosofias como um dos requisitos para a construção e efetivação da cidadania, assim como para a renovação da sua prática filosófica;
 
Articular a filosofia e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos filosóficos em relação ao processo histórico-social.
 
Estimular e a acompanhar as transformações acadêmico-científicas da filosofia e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de continua atualização e produção acadêmico –profissional.