Cursos > Cursos de Graduação > Curso de Letras > Concepção do Curso
Concepção do Curso
Língua Portuguesa
Tendo em vista os princípios norteadores do ensino, definidos pela LDB, pautados na liberdade, no pluralismo de idéias e de concepção pedagógicas e na tolerância, vislumbramos que o perfil dos formandos em Letras da UVA consolida-se, durante o curso, nesta perspectiva geral, ou seja, desejamos formar pessoas abertas (livres e plurais) capazes de interagir com a diversidade e de enfrentar as situações concretas da vida e da profissão da docência, em grande parte inusitada, com flexibilidades e tolerância. Além de um perfil consubstanciado nestes princípios, nos comprometemos com as indicações acima expressas pelos outros dois documentos citados.
Na perspectiva de alcançarmos e de atualizarmos os objetivos e o conjunto de competências a serem construídas durante a formação do Curso de Letras, propomos um processo permanente de avaliação do projeto pedagógico (matriz curricular, perfil do graduando, linha metodológica, avaliação), inclusive de suas concepções considerando a legislação educacional vigente. Assim, somente a prática pedagógica do curso, discutida pela comunidade acadêmica, mostrar-nos-á, de fato, os caminhos mais eficazes a percorremos.
O curso de Graduação em Letras da UVA está organizado por créditos, compreendendo apenas a modalidade Licenciatura, contando com duas habilitações: Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e Habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas. Para a graduação no curso de Letras, o aluno deverá perfazer a carga horária total de créditos de acordo com a habilitação escolhida, variando o tempo mínimo, médio e máximo de créditos da integralização curricular.
O ingresso no curso se dará através de vestibular que será ofertado anualmente, com 30 vagas para a Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas e 20 vagas para a Habilitação em Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas. De acordo com as condições do curso e da demanda, serão oferecidas uma ou as duas habilitações em cada vestibular.
O candidato ao curso fará a escolha da habilitação no ato da inscrição do vestibular. Aqueles que optarem pela Habilitação em Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas têm a obrigação de optarem pela Língua Inglesa no exame do vestibular.
Nº. DE CRÉDITOS: 240 (duzentos e quarenta) – 3.600 horas/aula.
DURAÇÃO: 3 anos (mínimo), em caráter excepcional para alunos que demonstrem extraordinário aproveitamento de estudos, conforme a LDB; 4 anos (mínimo, para o aluno em regime regular); 05 anos (média) e 07 anos (máximo).
Língua Inglesa
Tendo em vista os princípios norteadores do ensino, definidos pela LDB, pautados na liberdade, no pluralismo de idéias e de concepção pedagógicas e na tolerância, vislumbramos que o perfil dos formandos em Letras da UVA consolida-se, durante o curso, nesta perspectiva geral, ou seja, desejamos formar pessoas abertas (livres e plurais) capazes de interagir com a diversidade e de enfrentar as situações concretas da vida e da profissão da docência, em grande parte inusitada, com flexibilidades e tolerância. Além de um perfil consubstanciado nestes princípios, nos comprometemos com as indicações acima expressas pelos outros dois documentos citados.
Na perspectiva de alcançarmos e de atualizarmos os objetivos e o conjunto de competências a serem construídas durante a formação do Curso de Letras, propomos um processo permanente de avaliação do projeto pedagógico (matriz curricular, perfil do graduando, linha metodológica, avaliação), inclusive de suas concepções considerando a legislação educacional vigente. Assim, somente a prática pedagógica do curso, discutida pela comunidade acadêmica, mostrar-nos-á, de fato, os caminhos mais eficazes a percorremos.
O curso de Graduação em Letras da UVA está organizado por créditos, compreendendo apenas a modalidade Licenciatura, contando com duas habilitações: Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e Habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas. Para a graduação no curso de Letras, o aluno deverá perfazer a carga horária total de créditos de acordo com a habilitação escolhida, variando o tempo mínimo, médio e máximo de créditos da integralização curricular.
Os componentes curriculares estão organizados em dois grandes blocos: base de formação acadêmica específica ou de conteúdos básicos e base de formação pedagógica e prática ou de conteúdos profissionais, além de um grupo de componentes curriculares que perpassam as duas bases de formação. Cada uma destas bases de formação está organizada em determinados eixos de componentes curriculares.