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Concepção do Curso

 
O Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA foi fundado em 1995 e ofertou, inicialmente, vinte e cinco (25) vagas anuais, em turno diurno. A partir de 1998.2, o Curso passou a ofertar quarenta (40) vagas anuais, também no período diurno. Em 2003.2, a oferta foi aumentada para trinta (30) vagas semestrais, com a finalidade de otimizar a relação professores/alunos e a utilização da estrutura física do Curso. Também a partir de 2003.1 o curso passou a ofertar aulas práticas e teóricas no período diurno e aulas teóricas também no período noturno, para possibilitar uma maior flexibilidade no horário. Para o semestre de 2006.1 houve um aumento para trinta e cinco (35) vagas por semestre. As vagas preestabelecidas foram determinadas com base na demanda regional existente e na capacidade de funcionamento do Curso.
 
 
As matrículas são realizadas pelo Departamento de Ensino de Graduação – DEG, em todas as disciplinas de acordo com a oferta de disciplinas publicada no manual do aluno, mediante pagamento de taxa estipulada pela Universidade e apresentação de todos os documentos necessários. As matrículas são feitas por disciplina, sendo que para que a matrícula em determinada disciplina seja efetivada o aluno deverá ter cumprido os pré-requisitos. O aluno tem a possibilidade de incluir ou excluir qualquer disciplina, durante o período de reajuste de matrículas, que, em geral, é de duas semanas após o início do semestre.
 
 
As turmas teóricas têm o número máximo de cinqüenta (50) alunos e as turmas práticas de vinte e cinco (25) alunos.
 
 
O Curso de Zootecnia da UVA adota o sistema de créditos, sendo que para a integralização do Curso são exigidos duzentos e quarenta (240) créditos (o equivalente a 3.600 horas) , sendo dezoito (18) créditos das Disciplinas do Núcleo de Disciplinas Complementares – NDC, comum a todos os Cursos de graduação da UVA, cento e noventa e dois (192) créditos em Disciplinas Obrigatórias, quatorze (14) em Atividades Complementares (o equivalente a 210 horas, atendendo ao mínimo estabelecido por Resolução que normatiza as Atividades Complementares da UVA), dezesseis (16) em Estágio Supervisionado Obrigatório, com carga horária mínima de duzentos e quarenta horas. O somatório do percentual do Curso destinado às Atividades Complementares e Estágio Curricular Obrigatório é de 20%, considerando-se as Disciplinas do NDC como parte das Atividades Complementares.
 
 
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é componente curricular obrigatório, a ser realizado ao longo do último ano do curso, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa. O aluno deverá se matricular na Disciplina TCC (obrigatória) de um (01) crédito, oferecida no último período letivo e defender seu Trabalho diante de uma Banca Examinadora, de acordo com regras que serão estabelecidas pela Coordenação do Curso de Zootecnia.
 
 
As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitem, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico. As atividades complementares devem ser efetuadas atendendo os regulamentos internos da UVA, que as classifica em:
 
 
a) Grupo 1 – Atividades de Ensino
 
 
b) Grupo 2 – Atividades de Pesquisa
 
 
c) Grupo 3 – Atividades de Extensão.
 
 
Todas as atividades deverão ser comprovadas junto à Coordenação mediante apresentação de certificados, atestados, declarações, diplomas e outros, sendo que deverá ser realizado um mínimo de vinte (20) horas em cada um dos três grupos mencionados. A conversão das horas das atividades complementares será realizada de acordo com tabela elaborada e aprovada pelo Colegiado do Curso de Zootecnia da UVA.
 
 
A carga horária semanal de disciplinas obrigatórias por período do Curso deverá ser no máximo de vinte e oito (28) horas, possibilitando que o aluno se envolva nas atividades complementares.
 
 
Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por um ou mais membros do corpo docente da UVA e devem procurar assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas, assegurando o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que as atividades do Estágio Supervisionado se distribuam ao longo do curso. Para tanto, o Curso de Zootecnia da UVA dispõe da Fazenda Experimental e de Convênio com a Embrapa Caprinos e outras Instituições Públicas e Empresas Privadas.
 
 
A integralização de créditos necessários à conclusão de graduação em Zootecnia deve ser feita no mínimo em quatro (4) e em média em quatro anos e meio (4,5 anos).
 
 
O Curso de Zootecnia da UVA obteve o reconhecimento pelo parecer nº. 961/2000, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará em 26 de janeiro de 2001. Porém, visando à adequação do Curso às necessidades regionais, bem como a qualidade do ensino e o acompanhamento pedagógico dos estudantes, foram recomendadas pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará, na figura do relator do projeto, Prof. Edgar Linhares Lima, algumas modificações, tanto na estrutura de funcionamento do Curso como no seu projeto pedagógico.
 
 
A proposta curricular do Curso de Zootecnia está baseada, em suas linhas gerais, na resolução Nº. 04 de 02/02/06 da Câmara Superior de Educação/CNE/MEC (Publicada no DOU de 03/02/2006, Seção I, pág. 34-35), fundamentada no Artigo 26 da Lei nº. 5.550 de 1968. Todavia, procurou-se ajustá-la às necessidades da Zootecnia do semi-árido nordestino, induzindo uma visão harmônica nos aspectos de conservação e manejo dos recursos naturais e da produção zootécnica. Isto porque se almeja à formação de um profissional voltado para a realidade regional, que tenha compreensão das relações produção animal – meio ambiente, buscando o ótimo biológico e econômico do primeiro e a contínua melhoria do segundo.
 
 
O projeto pedagógico do curso, observando tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica, permitirá ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade na qual está inserido.
 
 
Por outro lado, propõe-se o Curso de Zootecnia a formar técnicos habilitados a desempenhar suas funções profissionais, tanto no atendimento às demandas do setor produtivo, como também a desenvolver sua carreira no campo da pesquisa científica e tecnológica ou do magistério superior.
 
 
Ênfase especial será dada a treinamento do aluno na área de criação de pequenos animais, como a apicultura, avicultura, suinocultura e a ovinocaprinocultura. Acrescenta-se também o empenho e comprometimento no sentido da recuperação de nossa fauna, via disciplinas relacionadas e desenvolvimento de pesquisa específicas, e criação de estrutura para reprodução de animais silvestres, com vistas à repovoamento. O curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:
 
 
a) o respeito à fauna e à flora;
 
 
b) a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
 
 
c) o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
 
 
d) o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
 
 
e) o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
 
 
A Universidade não é apenas repassadora, mas também geradora de conhecimento científico. O Curso de Zootecnia, contudo, deverá ser um fator de fortalecimento da pesquisa em produção animal na região Norte, baseando-se na formação de equipes especializadas e seu próprio corpo docente, empenhando-se na busca da parceria com instituições regionais, como os Centros de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e também com centros internacionais de pesquisa. Neste contexto, o Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos, graças a acordos firmados, já se constitui a instituição co-responsável, devendo colaborar para que o curso alcance seus objetivos com seus excelentes recursos humanos e recursos materiais, como laboratórios, bibliotecas, campos e animais experimentais.
 
 
Por fim, o estágio curricular, oferecido a partir do quarto período, com duração mínima de 240 horas, constituirá parte importante na formação do novo profissional, podendo ser realizado tanto em empresas agropecuárias relacionadas com seu campo de trabalho, como também em instituições de ensino, pesquisa e extensão rural.