Cursos > Cursos de Graduação > Curso de Zootecnia > Finalidade
Finalidade
Formar técnicos habilitados a desempenharem suas funções profissionais, tanto no atendimento às demandas do setor produtivo, como também a desenvolver sua carreira no campo da pesquisa científica e tecnológica ou do magistério superior.
Tradicionalmente podem-se apontar três ramos principais na área das Ciências Agrárias: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. O Engenheiro–Agrônomo dedica-se à produção vegetal e animal, caracterizando-se como um profissional eclético dado a sua larga área de abrangência. Atualmente, em nosso País como ocorre no exterior, o profissional de Agronomia tem sua atuação concentrada na área de manejo, conservação e exploração das culturas e manejo dos recursos naturais renováveis.
O Médico Veterinário é um profissional de saúde e reprodução animal.
O Zootecnista tem seu campo de atuação profissional ligado à produção de produtos de origem animal, mais especificamente trabalhando com melhoramento genético, nutrição e manejo na produção animal. No entanto, devido ao fato de ser também de sua alçada a produção de alimentos para forrageamento animal, o Zootecnista incursiona na área agrícola, capacitando-se na implantação, manejo e exploração de culturas forrageiras.
No Estado do Ceará o Curso de Agronomia é ofertado pela Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, em Fortaleza, como uma opção viável de ter sua instalação concentrada no interior do Estado. Com isso, ter-se-ia um primeiro passo para a interiorização das Ciências Agrárias no Ceará, com uma série de benefícios tendentes a integrar o interior com capital e reduzir o êxodo rural dos mais intelectualmente aquinhoados, que são forçados a buscar na capital treinamento universitário que não encontram no interior. O Curso de Medicina Veterinária é ofertado pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, também na Capital do Estado. Hoje, o Curso de Zootecnia é ofertado pela UVA e pela UFC, sendo que o Curso de Zootecnia da UVA, já com 7 anos de funcionamento, foi o primeiro do Estado do Ceará e tem a vantagem de estar localizado no interior do Estado.
A interiorização da Zootecnia tem a vantagem de qualificar a mão-de-obra no local onde ela é necessária. Atualmente, os cursos universitários em Ciências Agrárias, estando na capital, induzem o deslocamento de jovens do interior. Lá, em contato com maiores oportunidades culturais, sociais, de lazer e de consumo, os formandos, em sua grande maioria, perdem o interesse em voltar a enfrentar as “agruras” do campo e buscam sua sobrevivência muitas vezes em atividades de subemprego, castrantes de seu potencial produtivo, e desvirtuando-se seu treinamento universitário.
Realizando seu treinamento universitário no interior, o formando passaria a vivência no cotidiano, a realidade do campo. Desta forma teria a oportunidade de despertar para as oportunidades de realização que sua carreira realmente oferece e com isto decididamente para a viabilização sócio-econômica dos sistemas de produção animal, levando-o a ocupar o seu lugar destaque na economia do Estado. A interiorização da Zootecnia é um passo ousado na viabilização dos sertões cearenses que resultará, necessariamente, na eliminação do quadro de penúria e decadência em que se encontram.
Localizada em Sobral, referencial político, econômico, cultural científico e histórico da zona Norte, a UVA deverá ser o berço natural desse importante evento. A região Norte do Ceará contém os três macro-ecossistemas do Estado, quais sejam: litoral, serra e sertão. Esse potencial para a produção zootécnica, em seus mais diversos aspectos, é insofismável. O litoral oferece excelentes oportunidades para a piscicultura, aqüicultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura de leite e apicultura, para o aproveitamento das floradas ao longo do ano e com apoio à fruticultura da região. A serra oferece condições de clima adequado à avicultura e suinocultura. O sertão deverá ter sua atividade econômica soerguida pela bovinocultura de corte, ovinocaprinocultura, bem como pela exploração racional de sua cobertura florística para produção de madeira para diversos fins. Finalmente, o processo de educação e de sensibilização que o curso de zootecnia induzirá pela ecogestão dos recursos naturais renováveis do semi-árido deverá reverter a degradação geral dos ecossistemas da zona Norte, pela regeneração de sua vegetação, recuperação de sua fauna, conservação de seus solos e mananciais hídricos.