Cursos    >    Cursos de Graduação    >    Curso de Engenharia Civil    >   Concepção do Curso

Concepção do Curso

 
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no uso de suas atribuições, criou o curso de Graduação em Engenharia com ênfase em construção civil e ambiental (Resolução 001/2004, de 23 de janeiro de 2004). O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) já possuía na época o Curso de Tecnologia da Construção Civil dispondo de uma infra-estrutura de Laboratórios que daria respaldo ao novo curso que foi instalado no período letivo de 2004.1.
 
A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes do curso (aluno-professor, aluno-aluno). Essa interação é fortemente marcada pela modalidade presencial em sala de aula e laboratórios de aula prática e ainda atendimento individual, atividades de pesquisa e extensão.
 
No estado do Ceará, não somente Fortaleza, mas também o interior possui, em termos relativos, um grande déficit habitacional. O curso de Engenharia Civil da UVA foi concebido para contribuir para a redução deste déficit diplomando profissionais de alta competência necessários à indústria da construção civil.
 
Este curso foi concebido para que os alunos desenvolvam competências atitudinais (saber-ser) que os preparem para atuar, enfrentar e modificar as várias contradições que irão encontrar nos diferentes tipos de atividades, e com os diferentes tipos de pessoas com quem irão conviver.
 
As atividades de formação regem-se pela concepção pedagógica de que a construção do conhecimento científico, tecnológico e cultural é um processo sócio-histórico desenvolvido no ser humano por suas experiências tácitas e por experiências regularmente organizadas (âmbito acadêmico). Mais do que apenas apresentar conteúdos das disciplinas, as estratégias metodológicas objetivam levar o futuro profissional a aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a fazer por intermédio da construção de outros paradigmas educacionais. Nesta perspectiva, a interdisciplinaridade, como elemento de inter-relação entre as disciplinas e considerando seus objetivos e metodologias próprias para a estruturação de um conhecimento compartilhado, considera-se como o caminho adequado para a conquista de uma formação mais crítica, integral e transformadora.
 
A questão da avaliação da aprendizagem é regulamentada no Regimento da UVA, na qual a avaliação é concebida tendo em vista os aspectos quantitativos e qualitativos relativos ao desenvolvimento de atitudes e habilidades (saber ser e saber fazer).