Cursos > Cursos de Graduação > Curso de Filosofia > Concepção do Curso
Concepção do Curso
Bacharelado
A identificação da problemática filosófica a ser proposta como matéria de ensinamento só pode ser encontrada no corpus philosophicum, que sedimentado no decurso de séculos de história e recolhido pela tradição filosófica, que representa o esforço do homem para superar a particularidade contingente e aparentemente fragmentária da vida, mediante a elevação à globalidade do sentido. Perscrutando o corpus philosophicum, destacam-se três aspectos complementares, ou, se assim se prefere, três dimensões fundamentais. A primeira é de natureza histórica, a segunda é sistemática, a terceira, enfim, é de caráter científico.
Licenciatura
O Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, criado em 21 de dezembro de 1998, em parceria com as Dioceses de Sobral e Tianguá, e com o apoio do Governo do Estado, representa um momento significativo para Sobral e para toda a região norte do Estado do Ceará. Lança-se a semente da reflexão de natureza filosófica no solo muitas vezes semi-árido das consciências. Essa aridez é fruto de um senso comum a respeito do filósofo e da filosofia.
O Curso de Filosofia tem a missão de possibilitar ao formando o instrumental filosófico-pedagógico indispensável a prática educativa no que diz respeito à construção de uma concepção de homem e de mundo, o que desemboca numa compreensão do verdadeiro papel da educação e do ensino de filosofia em nosso tempo. O formando poderá exercer plenamente sua docência com a pretensão de favorecer uma educação para a vida e para o exercício da cidadania.
É relevante destacar que o perfil delineado se identifica com as diretrizes curriculares determinadas por legislação nacional, entretanto, muito mais que por necessidade legal, as características definidas no perfil do aluno formado pelo curso estão garantidas pelo conjunto de competências desenvolvidas por esses alunos durante sua formação, pela seleção e organização curricular adotadas, pela abordagem metodológica utilizada durante o curso, pelas experiências acadêmicas vividas por múltiplas atividades institucionais e pela postura dos formadores servindo de espelho para os futuros educadores, cuja característica profissional será diferenciada pelas experiências e expressões particulares de cada sujeito.