Cursos > Cursos de Graduação > Curso de História > Concepção do Curso
Concepção do Curso
A partir do primeiro semestre do ano de 2002, os professores do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú vêm se reunindo para discutir proposta de reformulação curricular para a área de História. Ao longo desses anos, registrou-se uma conseqüente organização de atividades que visavam estudar e amadurecer as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena, assim como as Diretrizes Curriculares dos Cursos de História, trabalhadas pela comissão de especialistas do MEC, em conformidade com a Associação Nacional dos Profissionais de História – ANPUH.
Uma comissão permanente de professores trabalhou no projeto de reforma curricular, participando de diferentes atividades promovidas pelo curso de História da UVA e por cursos de História de outras IES, como Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Regional do Cariri. Todas preocupadas em esclarecer e aprofundar o entendimento de questões relativas à formação do profissional de História no Estado do Ceará. Em fóruns, conferências, encontros, reuniões de trabalho, foram debatidas questões em torno da produção de um projeto político-pedagógico para os cursos de História. Contamos com a colaboração dos professores Dr.ª Ivone Cordeiro Barbosa (UFC) e Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN), que estiveram no Centro de Ciências Humanas da UVA, Campus do Junco, discutindo, em diferentes ocasiões, os sentidos da reforma curricular para professores e alunos de uma licenciatura em História.
Em novembro de 2004, sediamos o IX Encontro Estadual de História, organizado pela seção regional da ANPUH, dedicado à temática A Produção Historiográfica e o Ensino de História no Ceará. Na ocasião, a Prof.ª Dr.ª Dora Schmidt (UFPR) discutiu questões ligadas à história temática, à literatura didática e ao ensino de história, a partir de uma perspectiva da História Social, indicando pontos para nossa reflexão em torno da articulação entre ensino e pesquisa na formação do profissional de História.
No primeiro momento, estiveram à frente dessas atividades os professores Francisco Dênis Melo, Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa, Maria Antonia Veiga Adrião, Maria Aparecida Lopes, Carlos Augusto Pereira dos Santos, Márcio Porto, Francisco Gleison da Costa Monteiro, Gabriel Assis Araújo Vasconcelos, Vicente Batista de Paulo, Edvanir Maia Silveira e Agenor Soares e Silva Júnior. Numa segunda e última etapa desses trabalhos, engajaram-se os professores Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Marta Emisia Jacinto Barbosa, Edson Holanda Lima Barboza e Chrislene Carvalho dos Santos.
Simultaneamente aos estudos desenvolvidos no Curso de História, foi criada pela UVA uma Comissão de Reforma Curricular, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, que se ocupou, principalmente, em acompanhar os trabalhos dos cursos, fomentar o debate, subsidiar os cursos de licenciatura da UVA com informação e reflexão.
Os estudos e a elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de História procuraram dialogar com as determinações previstas pelo MEC, com os documentos da Associação Nacional de História, levando em conta, ao mesmo tempo, as peculiaridades da realidade de funcionamento do nosso curso na Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Durante o último semestre dos trabalhos, em 2005.1, foram realizadas reuniões semanais para leitura das resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação, de propostas pedagógicas de outras universidades, notadamente da Universidade Estadual do Ceará, das propostas contidas no debate historiográfico encaminhado pela ANPUH e das propostas e apreciações da Comissão de Reforma Curricular da UVA. Essas reuniões consistiram em oficinas de trabalho e seminários do colegiado do curso para os últimos esclarecimentos em torno dos documentos com o objetivo de finalizar a adequação do projeto à legislação vigente.