Cursos > Cursos de Graduação > Curso de Matemática > Concepção do Curso
Concepção do Curso
O processo de implantação do Curso teve início em 10 de março de 1973 – Licenciatura Curta em Ciências. A data do último reconhecimento conta de 21 de Setembro de 1987 no Diário Ofício de 05 de outubro de 1987, n.: 16.306.
O Curso de Ciências – Habilitação Plena em Matemática deve despertar em seus alunos o direito a um horizonte social avantajado. Denunciar a atual estagnação social a que sucessivos governos vêm nos jogando e as conseqüências desta destruição social para com as gerações futuras quando não já, imediatamente, para os presentes, e o risco a que disto decorre da nossa integridade como nação soberana.
Neste sentido, temos que cultuar o belo em Matemática como um objetivo em si, porque estamos convencidos que dominar a técnica de fazer esta ciência faz parte da formação intelectual que objetivamos, e a história da humanidade corrobora esta atitude como fonte de progresso.
Paralelamente a este culto da beleza da Matemática temos que aliar a sua potencialidade como instrumento do ser humano para estender a natureza e assim conseguir tirar frutos mais adequados para o desenvolvimento da humanidade, o que significa se preocupar com suas aplicações e suas origens na própria sociedade, sempre com renovado respeito pelo meio ambiente como cenário em que vivemos.
Atual mente o Curso é composto de 8 períodos semestrais, com uma carga horária total de 3420 horas/aula, contando com um quadro docente de 14 professores efetivos (5 mestres, 3 doutores e 6 especialistas) e três bolsistas. Há ainda dois funcionários que se alternam nas atividades da Secretaria do Curso. Há projetos de criação de um Laboratório de Matemática computacional e de um outro de Ensino de Matemática. O Curso é alicerçado por uma biblioteca setorial conveniada com o CENTEC, além da biblioteca central da Universidade.