Cursos    >    Cursos de Mestrado    >    Mestrado Acadêmico em Filosofia    >   Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

 

O MAF/UVA tem como área de concentração “Filosofia”, com 02 (duas) linhas de pesquisa, a saber: 1) Filosofia Política e Filosofia da Religião e 2) Ontologia, Conhecimento e Linguagem. Para a concessão do título de mestre, os discentes devem integralizar 34 (trinta e quatro) créditos, sendo que 24 (vinte e quatro) em disciplinas obrigatórias e optativas, 06 (seis) créditos na dissertação e 04 (quatro) créditos obtidos em diversas atividades complementares (que serão discriminadas na sequência). Importante destacar que a oferta regular dos componentes curriculares contempla as duas Linhas de Pesquisa, com um rol de componentes específicos para o itinerário formativo em cada uma delas, assegurando a devida coerência e aderência do ensino, da pesquisa e das diversas atividades ofertadas com a área de concentração e suas respectivas linhas.

 

A oferta dos componentes curriculares ao longo da permanência dos discentes no Curso está dividida em duas modalidades: componentes obrigatórios e componentes optativos, cujas cargas horárias estão definidas em 30 (trinta) ou 60 (sessenta) horas, em que os créditos observam a equivalência hora/aula de 15 (quinze) horas por cada um. Existem atividades complementares que podem ser aferidas com o mínimo de 15 (quinze) horas, desde que estejam discriminadas na lista abaixo, ou sejam avaliadas pela Coordenação do Curso, observando-se a necessidade de estarem em estreita relação com a formação do discente no tempo de permanência no Curso.

 

Para a melhor compreensão dos componentes curriculares, classificação e vínculo com a formação em geral e as respectivas linhas de pesquisa, transcrevemo-los a seguir:

 

1 – Componentes curriculares obrigatórios: no geral são 06 (seis) componentes obrigatórios por linha, desde a disciplina comum (4 créditos) para todos os discentes, disciplinas obrigatórias (4 créditos) em cada linha, incluídos aí os seminários de pesquisa (2 créditos), além da Dissertação (6 créditos).

 

1.1 – Disciplina obrigatória comum: Metodologia da Pesquisa em Filosofia (4 créditos);

 

1.2 – Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa:

 

a) Linha de “Filosofia da Religião e Filosofia Política”: Filosofia Prática (4 créditos);

 

b) Linha de “Ontologia, Conhecimento e Linguagem”: Filosofia Teórica (4 créditos);

 

1.3 – A Dissertação (6 créditos) e os Seminários de Pesquisa I, II e III (2 créditos cada) são também obrigatórios para cada linha de pesquisa, ofertados nos 03 (três) primeiros semestres do curso e a Dissertação no último, precedida pelo Exame de Qualificação. Os Seminários de Pesquisa têm por finalidade ajudar os discentes do MAF/UVA a desenvolver seu trabalho de pesquisa em um contato mais direto com o respectivo orientador.

 

2 – Componentes curriculares optativos: o curso tem uma lista bastante ampliada de componentes curriculares optativos, distribuídos entre tópicos especiais (4 créditos cada) e os seminários avançados (2 créditos cada), os quais são ofertados ao longo do curso, de modo mais concentrado nos 02 (dois) primeiros semestres.

 

2.1 – As Disciplinas Optativas têm por finalidade complementar a formação do mestrando e deverão ser escolhidas, preferencialmente, de acordo com a vinculação mais próxima à temática da dissertação, incluindo os tópicos especiais e os seminários avançados. De modo mais específico, os Seminários Avançados objetivam o estudo de questões ou temas específicos de filosofia com bibliografia própria, indicada pelo professor.

 

2.1.1 – Componentes curriculares optativos por linha: Tópicos Especiais

 

a) Linha de “Filosofia da Religião e Filosofia Política”: Tópicos Especiais em Ética (4 créditos); Tópicos Especiais em Filosofia da Religião (4 créditos); Tópicos Especiais em Filosofia Social e Política (4 créditos); Tópicos Especiais em Filosofia Política (4 créditos).

 

b) Linha de “Ontologia, Conhecimento e Linguagem”: Tópicos Especiais em Teoria do Conhecimento (4 créditos); Tópicos Especiais em Ontologia (4 créditos); Tópicos Especiais em Lógica e Filosofia da Lógica (4 créditos); Tópicos Especiais em Filosofia da Linguagem (4 créditos).

 

2.1.2 – Componentes curriculares optativos: Seminários Avançados

 

a) Linha de “Filosofia da Religião e Filosofia Política”: Seminário Avançado em Filosofia da Religião I (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia da Religião II (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia da Religião III (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia Política I (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia Política II (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia Política III (2 créditos).

 

b) Linha de “Ontologia, Conhecimento e Linguagem”: Seminário Avançado em Ontologia I (2 créditos); Seminário Avançado em Ontologia II (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia da Linguagem I (2 créditos); Seminário Avançado em Filosofia da Linguagem II (2 créditos); Seminário Avançado em Epistemologia I (2 créditos); Seminário Avançado em Epistemologia II (2 créditos).

 

Cumpre destacar que o “Exame de Qualificação” é obrigatório para todos os discentes matriculados no MAF/UVA, porém não integraliza crédito. O Exame de Qualificação visa averiguar a consistência teórico-metodológica do projeto de pesquisa, bem como acompanhar o desenvolvimento do trabalho da investigação, devendo ser realizado em duas etapas, com banca examinadora constituída especificamente para este fim. Deverá conter, no mínimo, uma introdução que justifique a escolha do tema e sua relevância, uma problematização explicitando o objeto de pesquisa de modo contextualizado, os objetivos do estudo, o quadro teórico-metodológico e as indicações bibliográficas. Além disso, deverá ocorrer, na primeira etapa, em no máximo 15 (quinze) meses, e, na segunda etapa, em no máximo 20 (vinte) meses da admissão do mestrando no MAF/UVA. A banca do Exame de Qualificação será composta por 3 (três) examinadores e um suplente, todos com título de doutor, sob a presidência do orientador, com a presença, quando possível, de membros externos ao MAF/UVA, e deve ser designada por ato oficial da Coordenação do Curso.

 

No âmbito das Atividades Complementares que podem ser realizadas pelos discentes no tempo em que estiverem vinculados ao Programa, é prevista a integralização de até 04 (quatro) créditos especiais no total dos exigidos pelo curso. Essas atividades devem estar diretamente relacionadas ao percurso do discente, vinculadas à sua Linha de Pesquisa e definidas juntamente com o(a) docente orientador(a). Tais atividades foram pensadas como forma de contribuir para a formação dos discentes e para a consolidação do Curso. Das atividades complementares destacam-se as que seguem – não obstante a Coordenação do Curso estimule a avaliação de outras não listadas no momento, desde que demonstrem coerência e aderência com a proposta do Curso:

 

a) Para publicação de artigo científico em Revista de circulação nacional ou internacional, que apresente Qualis nos estratos elevados da área, poderão ser concedidos de 01 (um) a 04 (quatro) crédito, conforme segue: 4 créditos para artigos com Qualis A1 e A2; 2 créditos para artigos B1; 1 crédito par artigo B2 ou B3;

 

b) Para publicação de trabalho completo em anais de eventos da área ou que estejam diretamente relacionados à pesquisa, poderá ser concedido até 01 (um) crédito;

 

c) Para publicação de livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área, cumprindo requisitos definidos no Qualis livro, poderá ser concedido de 01 (um) a 02 (dois) créditos;

 

d) Para participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares), pode-se conceder de 01 (um) a 04 (quatro) créditos;

 

e) Para “Atividades Programadas”, as quais deverão ser estabelecidas no início do curso pelo orientador, junto com o aluno, poderá ser concedido de 01 (um) a 04 (quatro) créditos – as “Atividades Programadas” incluem a elaboração de relatórios anuais sobre o andamento do projeto e atividades didáticas e científicas. Os relatórios devem ter o aval do orientador e devem constar das atividades pertinentes à formação do aluno, tais como: participações em congressos com apresentação de trabalho, publicações científicas de autoria ou coautoria dos discentes, estágios de docência ou de treinamento relacionados ao projeto de pesquisa, intercâmbios nacionais ou internacionais, produção de material didático e envolvimento em outros projetos de pesquisa;

 

f) Para participação em grupos de pesquisa, preferencialmente do orientador (averiguado semestralmente), pode-se computar até 01 (um) crédito.

 

Para que se assegure que os discentes possam desenvolver uma variedade de atividades ao longo do curso, é recomendado que não as concentrasse em uma única modalidade e que sejam realizadas as que de modo mais direto contribuam com a sua formação e para a consolidação do MAF/UVA.

 

Para complementar a informação, é importante considerar entre os componentes curriculares obrigatórios a defesa de Dissertação, com 06 (seis) créditos, um dos requisitos obrigatórios para a conclusão do Curso. O discente deve se matricular em “Dissertação” no quarto semestre do Curso e somente poderá solicitar a defesa após cumprir todas as exigências previstas na regulamentação interna. A defesa deverá ser realizada até o 24º (vigésimo quarto) mês de Curso.