Cursos > Cursos de Mestrado > Programa de Pós-Graduação em Geografia > Internacionalização do PROPGEO-UVA
Internacionalização do PROPGEO-UVA
Ao longo de sua existência, o PROPGEO/UVA tem buscado consolidar diálogos com instituições internacionais, por meio de engajamento em redes de pesquisa, participação e realização de eventos científicos internacionais, participação de pesquisadores estrangeiros em bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses, convite à pesquisadores estrangeiros para trabalhos técnicos em seus grupos de pesquisa, visando sempre alcançar níveis de excelência e maturidade na produção científica internacional. Buscou, ainda, apoio institucional na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a qual passou a desenvolver, no ano de 2023, um amplo Programa de Internacionalização para a instituição (UVA), elaborado por uma Comissão de Internacionalização que conta com representante do PropGeo-UVA ativo.
Ao longa desta jornada, ações importantes já foram realizadas pelas gestões anteriores do PROPGEO/UVA junto à PRPPG, no intuito de firmar convênios e acordos internacionais, visando projetar o curso em um cenário mais globalizado, especialmente a partir das pesquisas desenvolvidas por seus docentes e discentes.
Como fruto desse esforço institucional, iniciou-se no ano de 2018 um planejamento estratégico realizado pela então coordenação do curso (à época), que buscou traçar metas que visassem a inserção do Programa no diálogo global, onde foram organizadas uma série de estratégias e ações de internacionalização que seriam realizadas em etapas.
A partir de então, os docentes passaram a prospectar diálogos com pesquisadores internacionais, além do fortalecimento de redes de pesquisas com projeção internacional e que pudessem abranger profissionais estrangeiros, visando desenvolver ações que promovessem a internacionalização de seu quadro docente e discente.
As primeiras iniciativas realizadas incluíram a participação em eventos internacionais, publicações em periódicos internacionais, além da busca de convênios e acordos institucionais de pesquisa e ensino. Tais iniciativas contribuíram para o surgimento de oportunidades de intercâmbio que culminaram nas assinaturas de acordos e convênios com instituições internacionais, a partir do ano de 2018.
O primeiro convênio assinado foi realizado com a Universidade de Évora/ Portugal em 31/01/2018. Ainda em 2018, também foi assinado mais um convênio com a Universidade Nacional de Tucumán, localizada na Argentina. Em 2023, foi assinado convênio com a Universidade de Lisboa, em Portugal, a partir de contato realizado através do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial – IGOT, da Universidade de Lisboa. Em visita de pesquisador associado ao IGOT realizada à Instituição (UVA), foi assinado um Acordo Geral com a instituição, o qual define que quaisquer áreas de formação presente nas duas instituições podem realizar outros convênios, cooperação técnica, projetos conjuntos, intercâmbio e mobilidade acadêmica, ampliando assim as possibilidades de internacionalização a partir de outros cursos da instituição, não beneficiando apenas o PROPGEO/UVA.
No ano de 2023, a UVA também realizou credenciamento junto ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA), a fim de permitir que pesquisadores, docentes, discentes e técnicos da instituição possam realizar intercâmbio em instituições latino-americanas, além de possibilitar a vinda de intercambistas interessados em realizar atividades diversas associadas ao intercâmbio na própria UVA. Inclusive, o primeiro profissional da instituição (UVA) contemplado no PILA (com plano de trabalho aprovado por instituição Argentina) é professor vinculado ao PropGeo-UVA.
Ainda no ano de 2023, o PropGeo/UVA também obteve proposta aprovada em Edital de Internacionalização da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Edital 08/2023), permitindo acessar recursos nos anos subsequentes, a fim de promover a internacionalização do programa a partir de visitas técnicas, participação em eventos científicos internacionais, publicações em periódicos científicos internacionais qualificados, entre outras possibilidades.
Os docentes e discentes pesquisadores vinculados ao PropGeo/UVA publicam, periodicamente, artigos em revistas científicas internacionais qualificadas, colaborando para divulgar os produtos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação e associadas aos laboratórios que se encontram vinculados ao programa.
E as ações de internacionalização não param por aí! De forma constante, o colegiado do PropGeo/UVA vem procurando ampliar as experiências e contatos no âmbito da internacionalização, contando sempre com o apoio institucional e com a colaboração da PRPPG/UVA, a fim de estabelecer novos convênios, parcerias, intercâmbios, publicações, entre outras atividades/ações que permitam o pleno desenvolvimento e projeção internacional do nosso programa.