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Sobre o curso de mestrado
Projeto Político-Pedagógico
O Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em abril de 2010 e aprovado em novembro de 2010. A opção pelo formato do Mestrado Profissional (MP) enfatiza a desejável parceria entre a RENASF e gestores municipais e o fortalecimento de redes de saúde-escola. Compreende os serviços de saúde como locais de produção de conhecimento, e busca fomentar o conhecimento metodológico, o desenvolvimento do potencial analítico e da capacidade de reflexão crítica dos profissionais envolvidos com a Estratégia Saúde da Família (ESF) e com a mudança no modelo assistencial para plena efetivação do Sistema Único de Saúde.
O MPSF adota uma concepção de currículo como construção social, que contempla, além dos conteúdos, o processo ensino-aprendizagem e a avaliação. O currículo busca avançar na desconstrução de concepções sobre saúde-doença-cuidado arraigadas no modelo biomédico e numa perspectiva restrita de identidade profissional. Foi baseado nos referenciais da educação por competências, entendendo competência como a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao adequado desempenho de atividades requeridas pelo trabalho na ESF, na qual o adequado cuidado ao indivíduo é inseparável da compreensão das dinâmicas coletivas.
Dada a complexidade dos problemas sociais e a ampliação do conceito de saúde envolvendo diversos determinantes, a multiprofissionalidade e a intersetorialidade se apresentam como estratégicas para o compartilhamento de saberes e promoção de sinergias para promoção da qualidade de vida. O MPSF pretende aprofundar as consequências teóricas e práticas da compreensão do papel das relações sociais na determinação do processo saúde-doença-cuidado, e da concepção ampliada de saúde (e suas consequências para a prática na ESF).
O MPSF objetiva formar um profissional que permaneça nos serviços e com aptidão para a preceptoria pois os sistemas saúde-escola e a lógica da educação permanente colocam o desafio de acompanhamento de estágios curriculares, de internatos, de residências, de especializações. Prioriza fortalecer a formação científica destes profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões na gestão do processo de trabalho e do cuidado.
Objetivos e Competências
O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem como objetivos gerais:
Formar lideranças para exercer atividades de investigação e de ensino em serviço, sem afastarem-se de suas atividades na atenção ou gestão da ESF;
– Fomentar o trabalho em equipe através do diálogo entre profissionais da equipe básica e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família;
– Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da ESF;
– Fortalecer as atividades de produção do conhecimento e ensino da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família.
Para tal, o MPSF enfrenta o desafio de oferecer um curso em rede, descentralizado, que promova novas competências docentes e estimule a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem desenvolvidas a partir do conhecimento acerca da educação de adultos que informa inúmeros processos educacionais em curso no Brasil e no exterior.
Ao final do Curso espera-se que o egresso tenha competência para:
– Desenvolver atividades de educação em saúde no contexto da atenção básica;
– Realizar a gestão do cuidado no individuo, família e comunidade;
– Realizar co-gestão do processo de trabalho na estratégia saúde da família;
– Realizar ações de planejamento e avaliação na atenção básica com base nas necessidades de saúde;
– Realizar ações de promoção da saúde na perspectiva da integralidade e itersetorialidade;
– Utilizar informações em saúde para tomada de decisão em nível local;
– Realizar atenção integral a saúde na estratégia saúde da família;
– Utilizar métodos de investigação na produção de conhecimento nos serviços de saúde;
– Desenvolver e coordenar atividades de preceptoria de serviços básicos de saúde.
Organização do Curso
O Curso está organizado em uma Área de Concentração e três Linhas de Pesquisa. A Área de Concentração “Saúde da Família” em sua natureza complexa compõe tanto uma área do conhecimento, quanto um campo de práticas profundamente imbricado com as mudanças do modelo de atenção à saúde no Brasil. Sua análise, avaliação e aperfeiçoamento demandam indissociabilidade entre teoria e prática e retroalimentação de referenciais teórico-metodológicos e político-institucionais na definição desses processos e na gestão, educação na saúde e produção do conhecimento que vem sendo desenvolvidos no SUS.
Adota os seguintes objetos de produção do conhecimento e norteadores da formação profissional: saúde como direito e conseqüente necessidade de identificar e atender às necessidades de saúde da população na perspectiva da humanização do cuidado; promover a saúde e dar importância estratégica ao desenvolvimento das ações intersetoriais e de fomento à participação popular e controle social; integralidade do cuidado, a qual implica no trabalho em rede, em equipe multiprofissional; educação permanente e gestão participativa dos serviços de saúde. A ênfase adotada privilegia a produção do conhecimento e o desenvolvimento profissional para aprimorar processos institucionais de nível locorregional, a partir do princípio da territorialização da atenção à saúde e que informam a Estratégia Saúde da Família.
Linhas de Pesquisa
As linhas de Pesquisa são as que seguem:
a) Promoção da saúde – abrange a formulação, implantação e avaliação de projetos e programas com base nos determinantes da saúde para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras visando a melhoria das condições de saúde das populações e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.
b) Atenção e gestão do cuidado em Saúde – trata da formulação e desenvolvimento de investigações com foco na elaboração, na implantação e na avaliação de iniciativas, projeto, programas e políticas de atenção e gestão do cuidado no contexto da Estratégia Saúde da Família no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.
c) Educação na Saúde – trata da formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores de saúde visando a reorientação de seus processos de trabalho no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.