Institucional   >    Pró-Reitorias   >    PROGRAD    >    Programas    >    PIBID    >    Anais    >   Trabalhos Extendidos

Trabalhos Extendidos

 

ISSN: 2237-3829

Biologia


Ícone
 

INFRAESTRUTURA ESCOLAR E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DA E.E.M. DOUTOR JOÃO RIBEIRO RAMOS E SUA INFLUÊNCIA EM SALA DE AULA

Autor: Francisco Robério Galvão

Ciências Sociais


Ícone
 

Poder e escola: Uma analise acerca das relações entre professor e aluno

Autor: Marcos Paulo A. Rodrigues

Educação Física


Ícone
 

CONCEPCÃO DE EDUCACÃO FÍSICA ESCOLAR PELOS BOLSISTAS DE EDUCACÃO FÍSICA

Autor: Eveline Ximenes Tomaz

Filosofia


Ícone
 

REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS

Autor: Erivânia de Meneses Braga

Ícone
 

O PROFESSOR REFLEXIVO: A FORMAÇÃO MEDIADA PELA PRÁTICA DOCENTE

Autor: Ermínio de Sousa Nascimento

Ícone
 

A RELAÇÃO ENTRE O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E O PAPEL DO DOCENTE EM FILOSOFIA

Autor: Francisco Brandão Aguiar

Ícone
 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM ADORNO

Autor: Jamile Rodrigues Lima

Ícone
 

MÉTODOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Autor: Jardel Gualberto Ramos

Ícone
 

O MÉTODO MAIÊUTICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

Autor: Joacy Santos Malta

Ícone
 

SER ÉTICO: UMA PRIORIDADE INCONVENIENTE

Autor: João Batista Diniz Ferreira

Ícone
 

PROJETO TROCANDO E ANOTANDO IDÉIAS: PENSANDO NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autor: Maranna Gama Veridiano

Ícone
 

AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor: Miltemberg Alves Teófilo

Ícone
 

FILOSOFIA E MATEMÁTICA EM PLATÃO, UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Autor: Odair da silva Guimarães

Ícone
 

O VALOR DA FILOSOFIA

Autor: Francisco Rogelio dos Santos

Física


Ícone
 

EXPERIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Autor: Antonio Nelcione Carvalho Lima

Ícone
 

A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZADO

Autor: Valdecir Ximenes

Geografia


Ícone
 

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA EM NÍVEL ESCOLAR

Autor: José Wanks Mendes Brito

Letras


Ícone
 

A IMPORTÂNCIA DO AGENTE MULTIPLICADOR DA LEITURA NO ESTUDO DO GÊNERO CONTO

Autor: Francisco Edivaldo Eufrásio da Silva

Ícone
 

O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 9º ANO DA E.F.M MIN. JOSÉ FERREIRA GOMES EM SOBRAL

Autor: Jessé de Sousa Mourão

Ícone
 

O USO DA ESTRATÉGIA DA PREDIÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DE PROPÓSITOS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DISCURSIVAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA

Autor: Licilange Alves

Ícone
 

AVANÇOS NA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS- BOLSISTAS DO PIBID-2009-UVA

Autor: Maria Soares de Araújo

Ícone
 

A VALORIZAÇÃO DO DISCURSO ORAL “REPORTAGEM DE BOCA” COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Autor: Marta Maria de Sousa Matos

Ícone
 

O USO DIDÁTICO DA DRAMATIZAÇÃO PARA O ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE LITERATURA

Autor: Raquel Pires Lopes

Ícone
 

A FUNÇÃO QUE OS GÊNEROS DIGITAIS DESEMPENHAM NO ENSINO DA LEITURA E DA ESRCITA

Autor: Maria do Socorro Rodrigues Ferreira

Ícone
 

ANÁLISE DISCURSIVA: UM PARALELO ENTRE AS GÍRIAS E A LINGUAGEM PADRÃO

Autor: Yara Renata Dias de Loiola

Matemática


Ícone
 

O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHA SABÓIA SOBRE A MATEMÁTICA

Autor: Camila Sousa Vasconcelos

Ícone
 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES

Autor: Edymara Prado Ximenes Monte

Ícone
 

A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARANDO ALUNOS DO 1º E 2º ANO PARA UMA MELHOR VISÃO DA ESTATÍSTICA

Autor: Italândia Ferreira de Azevedo

Ícone
 

O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autor: Renata Teófilo de Sousa

Ícone
 

PRODUÇAO DE MATERIAL DIDÁTICO: EXPERIÊNCIA NO PIBID/MATEMÁTICA

Autor: Francisco Willian Rodrigues de Paiva

Pedagogia


Ícone
 

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor: Adriana do Nascimento Araújo

Ícone
 

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA ITERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA NO 5º ANO DA ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO EM MASSAPÊ-CE

Autor: Francisca Aline Sousa

Ícone
 

A INTERDISCIPLINARIDADE CONTEXTUALIZADA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA SALA DO 1o ANO NA ESCOLA SIMÃO BARBOSA, MERUOCA-CE

Autor: Benedita Mesquita Sobrinho

Ícone
 

A LINGUAGE E A MATEMÁTICAS NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS DO 2º ANO DA ESCOLA ANTONIO BENICIO DE VASCONCELOS EM MORAÚJO/CE

Autor: Luciana Rodrigues Lima

Ícone
 

LEITURA E ESCRITA: PRAZER EM CONHECER

Autor: Luiza Caroline Silva Souza

Ícone
 

REFLEXÃO E ANÁLISE DO MÉTODO DE ALFABETIZAR DESENVOLVIDO NO 2º ANO DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA

Autor: Marciane Oliveira de Abreu

Ícone
 

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

Autor: Martyhellen Maria Monteiro da Silva

Ícone
 

OBSERVANDO E DESENVOLVENDO PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE FORMAÇÃO NO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE

Autor: Martyhellen Maria Monteiro da Silva

Ícone
 

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

Autor: Rochelle Lopes da Silva

Ícone
 

NO CALOR DAS EMOÇÕES: A EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS UVA 2011 POR OCASIÃO DO INÍCIO DO PROGRAMA

Autor: Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos

Química


Ícone
 

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL

Autor: Cleciane Alves de Sampaio

Ícone
 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (RE)CRIANDO ESPAÇOS DE DISCUSSÃO NA BUSCA CONJUNTA POR CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor: Joyce Melo Mesquita

Ícone
 

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE BÁSICA DE ENSINO DA CIDADE DE SOBRAL – CE

Autor: Márcio Rogério Xavier dos Santos