Cursos > Cursos de Graduação > Curso de Química > Monografias
Monografias
2007
UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Carlos Henrique Pontes Martins
Geovany Amorim Gomes
INTERAÇÃO DA LUZ COM AS MOLÉCULAS DO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Francisco Tardelli Ferreira de Oliveira
Hélcio Silva dos Santos
O DESENVOLVIMENTO DA QUÍMICA VERDE E UMA AVALIAÇÃO DE SUA ABORDAGEM PELOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Francisco José da Costa
Maria Jose Jane Ribeiro Albuquerque
2008
PROTETORES SOLARES: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Sérgio Soares da Silva
Francisco Hélder A. Rodrigues
O PERFIL DO DISCENTE EM QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE COREAÚ – CE
Ademir Carneiro Pessoa
Maria Rose Jane R. Albuquerque
INVESTIGAÇÃO FITOQUÍMICA NA RESINA DA AMBURANA CEARENSIS A.C SMITH
Silvana Silveira de Farias
Paulo Nogueira Bandeira
AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA ELETROLÍTICO PARA OBTENÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM FLUXO CONTÍNUO A PARTIR DE CLORETO DE SÓDIO
Itelson Rodrigues Soares
Petrônio Augusto Pinheiro
CONCEPÇÕES DE SOLUÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CATUNDA
Wilson Sousa de Oliveira
Walber Henrique F. Ribeiro
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTICOLINESTERÁSICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE TRÊS QUIMIOTIPOS DE Croton zehntneri Pax. & K.Hoffm
Francisca Maria Rodrigues Mesquita
Hélcio Silva dos Santos
EFICIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE
Francisco Félix de Sousa
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
UMA ABORDAGEM SOBRE O USO SEGURO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO
Tatiana Rodrigues Lima
Hélcio S. dos Santos
2009
AÇÃO ANTIOXIDANTE DO LÍQUIDO DA CASTANHA DE CAJÚ (LCC) NO BIODIESEL DE SOJA(GLYCINE MAX(L)MERRIL)
Leandra Gonçalves Silva
Jean Parcelli Costa do Valle
UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Wesley César de Paula Feijó
Sílvia Helena de Lima Monteiro
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS TEÓRICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE
Liliane Mouta da Silva
Jean Parcelli Costa do Vale
ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Antônio Orlando Vieira Franca
Francisco Helder Almeida Rodrigues
VEGETAIS COMO REAGENTES QUÍMICOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL BASEADA NA QUÍMICA VERDE
Francineudo Carneiro da Rocha
Hélcio S. dos Santos
LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS – CE
Gleiciane Alcântara Costa
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
PERCEPÇÃO POPULAR ACERCA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM DOIS BAIRROS DA CIDADE DE PORANGA-CE
Rochanne Marinho da Silva
Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque
ESTUDO SAZONAL E CIRCADIANO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Sparattanthelium botocundorum Mart. (Hernandiaceae)
Maria Gilvania Bezerra Cavalcante
Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque
HISTÓRIA DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO DE SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SOBRAL
Regina Ferreira Gomes
Murilo Sérgio da Silva Julião
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DESCONTINUIDADE E EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS À LUZ DO FALSEAMENTO E RACIONALISMO CRÍTICO DO FILÓSOFO E HISTORIADOR DA CIÊNCIA KARL POPPER
Antonio Marcos Souza da Costa
Sílvia Helena de Lima Monteiro
ATIVIDADE INSETICIDA CONTRA O Callosobruchus maculatus DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE TRÊS QUIMIOTIPOS DE Croton zehntneri Pax. & K. Hoffm
José Ivan Cruz
Hélcio S. dos Santos
HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO RECURSO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Ana Raquel Vasconcelos Ferreira
Rita de Cássia Marques Costa
FOTOSSÍNTESE: UMA AULA INTERDISCIPLINAR
Francisco Weston Fernandes Pereira
Hélcio S. dos Santos
O USO DE INDICADORES NATURAIS DE pH NO ENSINO DE QUÍMICA
Luzilda Aragão Carneiro
Sílvia Helena B. Gomes Rodrigues
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDA CONTRA O Aedes Aegypti DO ÓLEO ESSENCIAL DE DUAS VARIEDADES DE Croton zehntneri Pax. & K.Hoffm
Paulo Gardel Torres de Sousa
Hélcio S. dos Santos
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA DA UVA SOBRE A PROFISSÃO PROFESSOR DE QUÍMICA
Vânia Maria Vasconcelos
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Edina Ribeiro do Nascimento
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
IDENTIFICANDO E CLASSIFICANDO ERROS CONCEITUAIS A RESPEITO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Antônio Aurélio Gomes Moreira
Sílvia Helena de Lima Monteiro
PREVENINDO O ESCURECIMENTO DAS FRUTAS: UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA COMPREENDER CONCEITOS REDOX PRESENTES NO COTIDIANO
Diego F. Firmino
Hélcio S. dos Santos
AS PROBLEMÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE IBIAPÍNA
Carlos Alberto Lopes de Souza
Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque
ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO
Wellyton Silva Vasconcelos
Murilo Sérgio da Silva Julião
A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E SUA IMPLICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Fabiana Martins Aragão
Silvia Helena de Lima Monteiro
O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CADEIAS CARBÔNICAS
Nairley Cardoso Sá Firmino
Sílvia Helena de Lima Monteiro
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Leandro Lutife Pessoa
Geovany Amorim Gomes
2010
PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES RELATIVAS À ESCOLHA DOS ALUNOS INGRESSANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LOCALIZADA EM SOBRAL-Ce PELO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA
Socorro de Maria Pontes Ribeiro
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL SOBRE A REFORMA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO BASEADA NA INTEGRAÇÃO VIA MODALIDADES ATUAIS NA ÁREA DE QUÍMICA
Maria Vanderleia Chagas da Silva
Maria Rose Jane R. de Albuquerque
USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA MOTIVAR O APRENDIZADO EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Isac Braga Ramos
Hélcio Silva dos Santos
ESTUDO DE CASO COMO MODALIDADE DE PESQUISA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ivanildo José De Melo
Murilo Sérgio da Silva Julião
RECICLAGEM: ASPECTOS QUÍMICOS E ECOLÓGICOS
Márcio Araújo Alves
 Hélcio Silva dos Santos;
PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE DISCENTE COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Amanda Maria de Sousa Félix
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
HIDROGÉIS COMPÓSITOS PAM/PAAK E CINZA DA CASCA DE ARROZ (CCA) PARA USO COMO CONDICIONADORES DE SOLO
Jean De Sousa Cândido
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NUMA ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL
Jonas Aguiar Arruda
Silvia Helena de Lima Monteiro
CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO QUÍMICO DA ESPÉCIE AMBURANA CEARENSIS A.C SMITH
Kennedy Leite Silveira
Paulo Nogueira Bandeira
2011
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE SOBRAL SOBRE ENSINO DE QUÍMICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Francisco Alan Aragão Alves
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
A IMPORTANCIA DA QUÍMICA NA VISÃO DO ALUNO FINALISTA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ
Ronaldo Rodrigues Sampaio
Maria Rose Jane R. Albuquerque
ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NO ESTUDO DE CRENDICES SOBRE REMÉDIOS CASEIROS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE
Sulenira Maria Ferreira De Sousa
Silvia Helena de Lima Monteiro
2012.1
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ–CE
Wesclle Johnson Mota dos Santos
Sílvia Helena de Lima Monteiro
2012.2
AS INTERAÇÕES PROFESSOR/ALUNO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Francisco Kaires Braga CostaJesus Nazareno Araújo Monção
O DIAGNOSTICO EM ENSINO DE QUIMICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE PIRES FERREIRA-CE: ESTUDO DE CASO SOBRE
Walace Martins Moreira
Murilo Sérgio da Silva Julião
A VISÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL ACERCA DO QUE É CIÊNCIA
Fábio do Nascimento Ávila
Andreza Maria Lima Pires
O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL SOBRE O ENSINO DE QUIMICA
Francisca Valeria Bezerra Sampaio Marques
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO DIDÁTICO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA
Renan Camurça Fernandes Leitão
Francisco Helder Almeida Rodrigues
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO
Luiz Geyson Martins de Freitas
Dráulio Sales da Silva
2013.1
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUIMICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MARCO-CE
Aline Darc Silveira dos Santos
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL-CE
Sheldon Lins André
Dráulio Sales da Silva
UM ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA REFERENCIADO NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL APLICADO AO ENSINO DA QUÍMICA
Carlos Wendell de Queiroz Brito
Dráulio Sales da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA UVA
Cleciane Alves de Sampaio
Murilo Sérgio da Silva Julião
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE GRANJA – CE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
Francisco Alex Aragão dos Reis
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Henrique Machado Cezar
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Maria de Fátima Pereira Ximenes
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A INFLUÊNCIA DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM NAS AVALIAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBAJARA: UM OLHAR SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Natália Fernandes Vasconcelos
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A CONDUTA DOS PROFESSORES NOVATOS DE QUÍMICA FRENTE À REALIDADE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS
Samuel Soares Pereira
Murilo Sérgio da Silva Julião
2013.2
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUIMICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MARCO-CE
Aline Darc Silveira dos Santos
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL-CE
Sheldon Lins André
Dráulio Sales da Silva
UM ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA REFERENCIADO NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL APLICADO AO ENSINO DA QUÍMICA
Carlos Wendell de Queiroz Brito
Dráulio Sales da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA UVA
Cleciane Alves de Sampaio
Murilo Sérgio da Silva Julião
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE GRANJA – CE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
Francisco Alex Aragão dos Reis
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Henrique Machado Cezar
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Maria de Fátima Pereira Ximenes
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A INFLUÊNCIA DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM NAS AVALIAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBAJARA: UM OLHAR SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Natália Fernandes Vasconcelos
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
A CONDUTA DOS PROFESSORES NOVATOS DE QUÍMICA FRENTE À REALIDADE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS
Samuel Soares Pereira
Murilo Sérgio da Silva Julião
2014.1
ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE TIANGUÁ-CE.
Edna Mendes da Frota
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Pedro Maciel Lopes aa Silva
Paulo Nogueira Bandeira
INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS FÍSICOS E ESTRUTURAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Alex Tenório Ximenes
Hélcio Silva dos santos
NÍVEL DE CONHECIMENTO EM QUÍMICA DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL LOCALIZADA EM SOBRAL
Maria do Carmo Soares Rodrigues
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM RELAÇÃO ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO REGULAR DO MUNICÍPIO DE IPU: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS
Dávila Gomes Melo
Murilo Sérgio da Silva Julião
2014.2
AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DE QUÍMICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO BAIRRO DOM EXPEDITO (SOBRAL/CE)
Flávia Maria Frota
Murilo Sérgio da Silva Julião
CONCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES SOBRE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA REALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Antonio Carlos Silva Júnior
Walber Henrique Ferreira Ribeiro
A UTILIZAÇÃO DE ROTEIROS FECHADOS E SEMIABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS PRÁTICAS
Gardene Cardoso Da Rocha
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
O USO DE HIPERMÍDIAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL
Priscilla Dayana Bastos Barroso
Francisco Kaires Braga da Costa(SEDUC-CE)
2015.1
DIFICULDADES ENCONTRADAS PÓR DOCENTES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO COM ALUNOS SSURDOS
Maria Elizângela Sousa Farias
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
A INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A QUÍMICA E MATEMÁTICA
Francisca Soraia Magalhães Pereira
Sílvia Helena Bonfim Gomes Rodrigues
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FACILITADORES NO ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA
Janail Rodrigues da Silva
Francisco Helder Almeida Rodrigues
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZADO DA QUÍMICA
Jonas Siqueira Gomes
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UVA FORMADOS NA ÚLTIMA DÉCADA EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E AO MERCADO DE TRABALHO
Évila Marques Marreira
Dráulio Sales da Silva
O PERFIL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UVA: FATORES ASSOCIADOS À RETENÇÃO
Maria Eveline Lopes Araujo
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
2015.2
UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE REPETÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA BÁSICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.
Francisco Fernando Silveira
Dráulio Sales da Silva
ANÁLISE DE ERROS DOS ACADÊMICOS DA UVA EM PROVAS DE FÍSICO-QUÍMICA
Fernando Lima De Menezes
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO “NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISAS E DEMAIS PRÁTICAS SOCIAIS – NTPPS” NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ
Lissa Ponte Moura
Hélcio Silva dos Santos
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Marcelo Gomes Vaz
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DA NOVA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAMOCIM
Gabriela Pinto dos Santos
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
VISÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FRENTE ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, COM ENFÂSE NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO
Francisco Eliésio de Sousa Silva
Sílvia Bonfim Gomes Rodrigues
ENSINO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL II: FATORES QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM
Maria José Albuquerque da Silva
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
O PROFESSOR COMO AGENTE MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO
Leiliane Melo Nobre
Francisco Hélder Almeida Rodrigues
AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Jussara Morais Da Silva
Murilo Sérgio da Silva Julião
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE UBAJARA
Joselândia Oliveira Ferreira
Murilo Sérgio da Silva Julião
2016.1
RECICLAGEM DE PAPEL: O IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUIMICA.
Maria Andreza de Lima Sales
Hélcio Silva dos Santos
ABORDAGEM EXPERIMENTAL: CONCEPÇÕES PRÉVIAS E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA
Antônia Natália Fontenele de Sousa
Reullyanne Freitas de Aguiar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RESSIGNIFICADO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA
Jamile Gomes de Sousa
Sílvia Helena Bonfim Gomes Rodrigues
A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE
Francisco Romário de Sousa Silva
Geovany Amorim Gomes
QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Naiara Veras de Araújo
Dráulio Sales da Silva
 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE MUDANÇA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE MERUOCA-CE;
Dilsoney Veras Lima
Ângela Cristina Sampaio Bezerra
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM VIÇOSA DO CEARÁ- CE
Francisco Ailton da Silva Alves
Geovany Amorim Gomes