Cursos    >    Cursos de Graduação    >    Curso de Química    >   Monografias

Monografias

 

2007

Ícone
 

 UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

 Carlos Henrique Pontes Martins

 Geovany Amorim Gomes

Ícone
 

 INTERAÇÃO DA LUZ COM AS MOLÉCULAS DO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

 Francisco Tardelli Ferreira de Oliveira

 Hélcio Silva dos Santos

Ícone
 

 O DESENVOLVIMENTO DA QUÍMICA VERDE E UMA AVALIAÇÃO DE SUA ABORDAGEM PELOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

 Francisco José da Costa

 Maria Jose Jane Ribeiro Albuquerque

2008

Ícone
 

 PROTETORES SOLARES: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO

 Sérgio Soares da Silva

 Francisco Hélder A. Rodrigues

Ícone
 

 O PERFIL DO DISCENTE EM QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE COREAÚ – CE

 Ademir Carneiro Pessoa

 Maria Rose Jane R. Albuquerque

Ícone
 

 INVESTIGAÇÃO FITOQUÍMICA NA RESINA DA AMBURANA CEARENSIS A.C SMITH

 Silvana Silveira de Farias

 Paulo Nogueira Bandeira

Ícone
 

 AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA ELETROLÍTICO PARA OBTENÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM FLUXO CONTÍNUO A PARTIR DE CLORETO DE SÓDIO

 Itelson Rodrigues Soares

 Petrônio Augusto Pinheiro

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DE SOLUÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CATUNDA

 Wilson Sousa de Oliveira

 Walber Henrique F. Ribeiro

Ícone
 

 COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTICOLINESTERÁSICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE TRÊS QUIMIOTIPOS DE Croton zehntneri Pax. & K.Hoffm

 Francisca Maria Rodrigues Mesquita

 Hélcio Silva dos Santos

Ícone
 

 EFICIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE

 Francisco Félix de Sousa

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 UMA ABORDAGEM SOBRE O USO SEGURO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO

 Tatiana Rodrigues Lima

 Hélcio S. dos Santos

2009

Ícone
 

 AÇÃO ANTIOXIDANTE DO LÍQUIDO DA CASTANHA DE CAJÚ (LCC) NO BIODIESEL DE SOJA(GLYCINE MAX(L)MERRIL)

 Leandra Gonçalves Silva

 Jean Parcelli Costa do Valle

Ícone
 

 UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA

 Wesley César de Paula Feijó

 Sílvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS TEÓRICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE

 Liliane Mouta da Silva

 Jean Parcelli Costa do Vale

Ícone
 

 ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

 Antônio Orlando Vieira Franca

 Francisco Helder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 VEGETAIS COMO REAGENTES QUÍMICOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL BASEADA NA QUÍMICA VERDE

 Francineudo Carneiro da Rocha

 Hélcio S. dos Santos

Ícone
 

 LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS – CE

 Gleiciane Alcântara Costa

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 PERCEPÇÃO POPULAR ACERCA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM DOIS BAIRROS DA CIDADE DE PORANGA-CE

 Rochanne Marinho da Silva

 Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque

Ícone
 

 ESTUDO SAZONAL E CIRCADIANO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Sparattanthelium botocundorum Mart. (Hernandiaceae)

 Maria Gilvania Bezerra Cavalcante

 Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque

Ícone
 

 HISTÓRIA DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO DE SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SOBRAL

 Regina Ferreira Gomes

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DESCONTINUIDADE E EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS À LUZ DO FALSEAMENTO E RACIONALISMO CRÍTICO DO FILÓSOFO E HISTORIADOR DA CIÊNCIA KARL POPPER

 Antonio Marcos Souza da Costa

 Sílvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 ATIVIDADE INSETICIDA CONTRA O Callosobruchus maculatus DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE TRÊS QUIMIOTIPOS DE Croton zehntneri Pax. & K. Hoffm

 José Ivan Cruz

 Hélcio S. dos Santos

Ícone
 

 HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO RECURSO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

 Ana Raquel Vasconcelos Ferreira

 Rita de Cássia Marques Costa

Ícone
 

 FOTOSSÍNTESE: UMA AULA INTERDISCIPLINAR

 Francisco Weston Fernandes Pereira

 Hélcio S. dos Santos

Ícone
 

 O USO DE INDICADORES NATURAIS DE pH NO ENSINO DE QUÍMICA

 Luzilda Aragão Carneiro

 Sílvia Helena B. Gomes Rodrigues

Ícone
 

 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDA CONTRA O Aedes Aegypti DO ÓLEO ESSENCIAL DE DUAS VARIEDADES DE Croton zehntneri Pax. & K.Hoffm

 Paulo Gardel Torres de Sousa

 Hélcio S. dos Santos

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA DA UVA SOBRE A PROFISSÃO PROFESSOR DE QUÍMICA

 Vânia Maria Vasconcelos

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

 Edina Ribeiro do Nascimento

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 IDENTIFICANDO E CLASSIFICANDO ERROS CONCEITUAIS A RESPEITO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

 Antônio Aurélio Gomes Moreira

 Sílvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 PREVENINDO O ESCURECIMENTO DAS FRUTAS: UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA COMPREENDER CONCEITOS REDOX PRESENTES NO COTIDIANO

 Diego F. Firmino

 Hélcio S. dos Santos

Ícone
 

 AS PROBLEMÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE IBIAPÍNA

 Carlos Alberto Lopes de Souza

 Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque

Ícone
 

 ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO

 Wellyton Silva Vasconcelos

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E SUA IMPLICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

 Fabiana Martins Aragão

 Silvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CADEIAS CARBÔNICAS

 Nairley Cardoso Sá Firmino

 Sílvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

 Leandro Lutife Pessoa

 Geovany Amorim Gomes

2010

Ícone
 

 PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES RELATIVAS À ESCOLHA DOS ALUNOS INGRESSANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LOCALIZADA EM SOBRAL-Ce PELO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA

 Socorro de Maria Pontes Ribeiro

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL SOBRE A REFORMA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO BASEADA NA INTEGRAÇÃO VIA MODALIDADES ATUAIS NA ÁREA DE QUÍMICA

 Maria Vanderleia Chagas da Silva

 Maria Rose Jane R. de Albuquerque

Ícone
 

 USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA MOTIVAR O APRENDIZADO EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

 Isac Braga Ramos

 Hélcio Silva dos Santos

Ícone
 

 ESTUDO DE CASO COMO MODALIDADE DE PESQUISA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

 Ivanildo José De Melo

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 RECICLAGEM: ASPECTOS QUÍMICOS E ECOLÓGICOS

 Márcio Araújo Alves

&nbspHélcio Silva dos Santos;

Ícone
 

 PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE DISCENTE COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

 Amanda Maria de Sousa Félix

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 HIDROGÉIS COMPÓSITOS PAM/PAAK E CINZA DA CASCA DE ARROZ (CCA) PARA USO COMO CONDICIONADORES DE SOLO

 Jean De Sousa Cândido

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NUMA ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL

 Jonas Aguiar Arruda

 Silvia Helena de Lima Monteiro

Ícone
 

 CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO QUÍMICO DA ESPÉCIE AMBURANA CEARENSIS A.C SMITH

 Kennedy Leite Silveira

 Paulo Nogueira Bandeira

2011

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE SOBRAL SOBRE ENSINO DE QUÍMICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

 Francisco Alan Aragão Alves

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 A IMPORTANCIA DA QUÍMICA NA VISÃO DO ALUNO FINALISTA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ

 Ronaldo Rodrigues Sampaio

 Maria Rose Jane R. Albuquerque

Ícone
 

 ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NO ESTUDO DE CRENDICES SOBRE REMÉDIOS CASEIROS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE

 Sulenira Maria Ferreira De Sousa

 Silvia Helena de Lima Monteiro

2012.1

Ícone
 

 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ–CE

 Wesclle Johnson Mota dos Santos

 Sílvia Helena de Lima Monteiro

2012.2

Ícone
 

 AS INTERAÇÕES PROFESSOR/ALUNO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 Francisco Kaires Braga CostaJesus Nazareno Araújo Monção

 

Ícone
 

 O DIAGNOSTICO EM ENSINO DE QUIMICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE PIRES FERREIRA-CE: ESTUDO DE CASO SOBRE

 Walace Martins Moreira

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 A VISÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL ACERCA DO QUE É CIÊNCIA

 Fábio do Nascimento Ávila

 Andreza Maria Lima Pires

Ícone
 

 O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL SOBRE O ENSINO DE QUIMICA

 Francisca Valeria Bezerra Sampaio Marques

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO DIDÁTICO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA

 Renan Camurça Fernandes Leitão

 Francisco Helder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO

 Luiz Geyson Martins de Freitas

 Dráulio Sales da Silva

2013.1

Ícone
 

 ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUIMICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MARCO-CE

 Aline Darc Silveira dos Santos

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL-CE

 Sheldon Lins André

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 UM ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA REFERENCIADO NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL APLICADO AO ENSINO DA QUÍMICA

 Carlos Wendell de Queiroz Brito

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA UVA

 Cleciane Alves de Sampaio

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE GRANJA – CE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

 Francisco Alex Aragão dos Reis

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

 Henrique Machado Cezar

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 Maria de Fátima Pereira Ximenes

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A INFLUÊNCIA DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM NAS AVALIAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBAJARA: UM OLHAR SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE

 Natália Fernandes Vasconcelos

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A CONDUTA DOS PROFESSORES NOVATOS DE QUÍMICA FRENTE À REALIDADE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS

 Samuel Soares Pereira

 Murilo Sérgio da Silva Julião

2013.2

Ícone
 

 ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUIMICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MARCO-CE

 Aline Darc Silveira dos Santos

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL-CE

 Sheldon Lins André

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 UM ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA REFERENCIADO NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL APLICADO AO ENSINO DA QUÍMICA

 Carlos Wendell de Queiroz Brito

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA UVA

 Cleciane Alves de Sampaio

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE GRANJA – CE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

 Francisco Alex Aragão dos Reis

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

 Henrique Machado Cezar

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 Maria de Fátima Pereira Ximenes

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A INFLUÊNCIA DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM NAS AVALIAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBAJARA: UM OLHAR SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE

 Natália Fernandes Vasconcelos

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 A CONDUTA DOS PROFESSORES NOVATOS DE QUÍMICA FRENTE À REALIDADE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS

 Samuel Soares Pereira

 Murilo Sérgio da Silva Julião

2014.1

Ícone
 

 ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE TIANGUÁ-CE.

 Edna Mendes da Frota

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

 Pedro Maciel Lopes aa Silva

 Paulo Nogueira Bandeira

Ícone
 

 INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS FÍSICOS E ESTRUTURAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 Alex Tenório Ximenes

 Hélcio Silva dos santos

Ícone
 

 NÍVEL DE CONHECIMENTO EM QUÍMICA DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL LOCALIZADA EM SOBRAL

 Maria do Carmo Soares Rodrigues

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM RELAÇÃO ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO REGULAR DO MUNICÍPIO DE IPU: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS

 Dávila Gomes Melo

 Murilo Sérgio da Silva Julião

2014.2

Ícone
 

 AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DE QUÍMICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO BAIRRO DOM EXPEDITO (SOBRAL/CE)

 Flávia Maria Frota

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 CONCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES SOBRE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA REALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

 Antonio Carlos Silva Júnior

 Walber Henrique Ferreira Ribeiro

Ícone
 

 A UTILIZAÇÃO DE ROTEIROS FECHADOS E SEMIABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS PRÁTICAS

 Gardene Cardoso Da Rocha

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 O USO DE HIPERMÍDIAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL

 Priscilla Dayana Bastos Barroso

 Francisco Kaires Braga da Costa(SEDUC-CE)

2015.1

Ícone
 

 DIFICULDADES ENCONTRADAS PÓR DOCENTES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO COM ALUNOS SSURDOS

 Maria Elizângela Sousa Farias

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 A INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A QUÍMICA E MATEMÁTICA

 Francisca Soraia Magalhães Pereira

 Sílvia Helena Bonfim Gomes Rodrigues

Ícone
 

 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FACILITADORES NO ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA

 Janail Rodrigues da Silva

 Francisco Helder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZADO DA QUÍMICA

 Jonas Siqueira Gomes

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UVA FORMADOS NA ÚLTIMA DÉCADA EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E AO MERCADO DE TRABALHO

 Évila Marques Marreira

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 O PERFIL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UVA: FATORES ASSOCIADOS À RETENÇÃO

 Maria Eveline Lopes Araujo

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

2015.2

Ícone
 

 UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE REPETÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA BÁSICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.

 Francisco Fernando Silveira

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

 ANÁLISE DE ERROS DOS ACADÊMICOS DA UVA EM PROVAS DE FÍSICO-QUÍMICA

 Fernando Lima De Menezes

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO “NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISAS E DEMAIS PRÁTICAS SOCIAIS – NTPPS” NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ

 Lissa Ponte Moura

 Hélcio Silva dos Santos

Ícone
 

 O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

 Marcelo Gomes Vaz

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DA NOVA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAMOCIM

 Gabriela Pinto dos Santos

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 VISÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FRENTE ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, COM ENFÂSE NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO

 Francisco Eliésio de Sousa Silva

 Sílvia Bonfim Gomes Rodrigues

Ícone
 

 ENSINO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL II: FATORES QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM

 Maria José Albuquerque da Silva

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 O PROFESSOR COMO AGENTE MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

 Leiliane Melo Nobre

 Francisco Hélder Almeida Rodrigues

Ícone
 

 AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

 Jussara Morais Da Silva

 Murilo Sérgio da Silva Julião

Ícone
 

 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE UBAJARA

 Joselândia Oliveira Ferreira

 Murilo Sérgio da Silva Julião

2016.1

Ícone
 

 RECICLAGEM DE PAPEL: O IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUIMICA.

 Maria Andreza de Lima Sales

 Hélcio Silva dos Santos

Ícone
 

 ABORDAGEM EXPERIMENTAL: CONCEPÇÕES PRÉVIAS E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA

 Antônia Natália Fontenele de Sousa

 Reullyanne Freitas de Aguiar

Ícone
 

 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RESSIGNIFICADO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA

 Jamile Gomes de Sousa

 Sílvia Helena Bonfim Gomes Rodrigues

Ícone
 

 A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE

 Francisco Romário de Sousa Silva

 Geovany Amorim Gomes

Ícone
 

 QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO

 Naiara Veras de Araújo

 Dráulio Sales da Silva

Ícone
 

&nbspA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE MUDANÇA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE MERUOCA-CE;

 Dilsoney Veras Lima

 Ângela Cristina Sampaio Bezerra

Ícone
 

 O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM VIÇOSA DO CEARÁ- CE

 Francisco Ailton da Silva Alves

 Geovany Amorim Gomes